Publicado em 28/10/2013 ás 11h45 atualizado em 12/12/2013 ás 04h16

Maus hábitos favorecem o envelhecimento precoce

A preocupação com o envelhecimento precoce da pele aflige a grande maioria de mulheres, que se entregam ao uso de cremes, tratamentos estéticos, mas se esquecem que a mudança de hábitos é fator importantíssimo para a prevenção.
Creditos: Jornal NovoNegocião

Maus hábitos favorecem o envelhecimento precoce

Cigarro, estresse, poluição, açúcar e gorduras são alguns fatores que favorecem rugas e flacidez

Toda mulher se preocupa com a aparência da sua pele. Com o passar do tempo, linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar. Mas de nada adianta gastar com cremes das mais variadas marcas e preços, se empenhar em tratamentos estéticos revolucionários se, paralelamente, não se dedicar a práticas saudáveis de alimentação e investir na qualidade de vida em todos os sentidos.

Cigarro, estresse, poluição e açúcar favorecem rugas e flacidez. Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! Resultado: a pele fica grossa e amarelada por causa da nicotina, sem viço e opaca. Além de todos os problemas que causa à saúde, também provoca distúrbios no metabolismo e aceleram a perda de colágeno, células que oferecem sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez.  Fumar provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, já que o fumante fecha os olhos parcialmente para protegê-los da fumaça.

Além do mais, a fumaça dos cigarros colaboram com o aumento da poluição, que também é responsável por muitos problemas. Os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele.

Proteja sua pele: É necessário ter cuidados para proteger a pele das agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. O excesso de exposição solar e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele, além de causar manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele. O ressecamento pode ainda trazer conseqüências como dermatite e descamação. 

O estresse emocional também altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticóide endógeno e adrenalina, favorecendo oleosidade e acnes à pele. Diminui nossas defesas e a pele fica predisposta às doenças e infecções como herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.

Para se prevenir, faça uso contínuo de hidratantes, cremes ou loções. O FPS para o dia a dia nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e 15 para o restante do corpo. E não se deixe enganar, mesmo nos dias nublados há a necessidade do uso do protetor solar.

Muita água, comida boa e exercícios físicos: Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. Beber muita água, além de deixar a pele hidratada e firme, favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele. O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.

OS açúcares e gordura em excesso são responsáveis por outro processo de envelhecimento celular chamado "glicação". O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas, deixando a pele flácida e com rugas. Já a gordura em excesso fica acumulada no tecido subcutâneo de forma irregular, provocando gordura localizada e celulite.

Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, pois as substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destes radicais. Priorize alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas), entre outros nutrientes encontrados em alimentos frescos.

Não podemos esquecer da prática de atividades físicas, que traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele, o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicação), combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada. Além disso melhora a qualidade do sono. 

Pronto, alie tudo isso a uma boa noite de sono e tenha sempre uma ótima aparência, muito bom humor, vivacidade e disposição! Durante o sono, produzimos hormônios "rejuvenescedores", como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são "calmantes" e reparadores. A falta do sono provoca estresse e não dá tempo para o organismo descansar. Resultado: pele sem viço e com olheiras, por isso, durma bem, uma boa noite de sono é capaz de fazer verdadeiros milagres!

 

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