Publicado em 12/12/2013 ás 04h27 atualizado em 12/12/2013 ás 05h13

Seu filho está com dificuldades de aprendizagem?

...
Creditos: Jornal NovoNegocião

 

A dificuldade de aprendizagem pode ser definida como uma perturbação dos processos psicológicos básicos envolvidos na compreensão ou na utilização da linguagem falada ou escrita que pode se manifestar através de uma aptidão imperfeita de escutar, pensar, ler, escrever, soletrar, ou fazer cálculos matemáticos. 

Essas dificuldades podem estar relacionadas com fatores orgânicos ou emocionais e é muito importante que seus educadores, pais e professores, estejam sempre muito atentos ao processo de aprendizagem da criança, para detectar as situações problemas e agirem no tempo certo.

A Psicopedagogia surgiu para atender crianças que por alguma razão não conseguem aprender. Tem como foco o estudo do indivíduo e focaliza no processo de aprendizagem humana. Sua intenção é de estudar a busca de soluções para as questões relacionadas com dificuldades de aprendizagem, tais como: 

Dislexia: Caracterizada por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A criança dislexica tem dificuldade de diferenciar fonemas de silabas, portanto não consegue reconhecer palavras que já tenha lido ou estudado. A leitura se torna um grande esforço para ela, pois toda palavra que lê, apresenta ser nova e desconhecida;

Disgrafia: É caracterizado por problemas com a linguagem escrita e dificuldade de comunicar idéias (muitas vezes, a letra é feia e ilegível). As pessoas que apresentam disgrafia podem apresentar graves comprometimentos no traçado de letras e números, podem cometer erros ortográficos severos, omitir, acrescentar ou inverter letras e silabas. 

Discalculia: Dificuldades com a Linguagem Matemática. Muitas crianças não entendem o que aqueles números estão fazendo ao lado daqueles sinais gráficos e o entendimento se torna muito difícil. Essa dificuldade pode parecer preguiça ou desinteresse, mas não é bem assim, a criança pode apresentar dificuldade de memória auditiva, dificuldade em entender situações problemas e dificuldade na percepção visual.

Disortografia: É a dificuldade de fazer uma associação entre os fonemas (som das letras) e os grafemas (escrita das letras). A característica do aluno com disortografia é a confusão entre letras, sílabas e palavras na escrita. É importante dizer que todos os alunos que apresentam esse tipo de distúrbio devem frequentar sessões de terapia com fonoaudiólogo ou psicopedagogo.

TDAH - O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: É um distúrbio caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Essas crianças são frequentemente rotuladas de problemáticas, desmotivadas, avoadas, mal criadas, indisciplinadas ou até mesmo pouco inteligentes, entretanto, são muito inteligentes. Em alguns casos, precisam do apoio de uma equipe multidisciplinar: psicólogo, psicopedagogo, neurologista e fonoaudiologo.

Existem dois tipos de Psicopedagogia. A Psicopedagogia Institucional, que se caracteriza como preventiva, com o objetivo de estar minimizando ou evitando os problemas de aprendizagem, orientando pais, professores e acompanhando o aluno e a Psicopedagogia Clínica que se faz necessária quando a dificuldade apresentada pela criança se seja mais aprofundada. 

Para a psicopedagogia toda dificuldade de aprendizagem tem um significado, que engloba instituição, família e sociedade. O psicopedagogo atinge seus objetivos quando tem a compreensão das necessidades de aprendizagem de determinado aluno e consegue com isso, trabalhar em conjunto para que essas dificuldades sejam supridas.

Trabalhar com criança que apresente algum tipo de dificuldade de aprendizagem não é uma tarefa fácil. Requer, acima de tudo, muita paciência, calma, alegria, amor e persistência. Através da postura do orientador, torna-se possível que a criança, pouco a pouco, ultrapasse obstáculos.

Neste momento, entra a orientação do profissional de psicopedagogia, pois através da avaliação feita no aluno, poderá orientar o professor a como agir diante daquele aluno.

Por isso, é necessário que o trabalho do psicopedagogo seja em conjunto com os professores e pais, participando das reuniões, estando presentes no trabalho realizado para deixar de serem expectadores e tornar-se parceiros, participando e opinando para um bom desempenho da criança.

A avaliação e o diagnóstico psicopedagógico são instrumentos que auxiliam o profissional sobre as dificuldades de aprendizagem escolar, sendo de suma importância para a ajuda do aluno e orientação de professores, coordenadores, diretores e família. É uma investigação, para saber onde se aloja a dificuldade do aluno.

A função da avaliação é orientar quanto ao processo de tomada de decisões, para saber quais necessidades são adequadas para cada tipo de dificuldade.

Portanto, a avaliação psicopedagógica é uma ferramenta utilizada pelo psicopedagogo para que haja melhora na educação da criança promovendo as mudanças necessárias.

A psicopedagogia pode envolver diversos profissionais onde, juntos e com o mesmo intuito, vão em busca de resultados satisfatórios, para que a criança supere suas dificuldades. Esteja alerta e, se o seu filho apresentar algumas das características mencionadas, agende uma avaliação com um psicopedagogo. 

 

 

Clinica Psicopedagógica

Magali Nunes Andrade

Psicopedagoga Clinica

Marillia F. Nunes Andrade Gotardi

Psicopedagoga Institucional

Contato: (14) 9634-0047 / (14)3326-6914

Rua José Justino de Carvalho, 19 – Vilar Ville

marillianunes85@yahoo.com.br

 

  • MICRO-ONDAS

    R$ 150
  • JOSEFINA

    R$ 160.000
  • SOL

    R$ 200.000
  • ***DEPILAÇÃO/ DESIGNER SOBRANCELHA

    Sob consulta
  • B. ESPERANÇA II

    R$ 400 + IPTU
  • LOTEAMENTO LAGO AZUL

    R$ 750.000
  • CORSA 04

    R$ 13.700
  • HELENA BRAZ VENDRAMINI

    R$ 150.000
  • VILLE DE FRANCE I

    R$ 140.000
  • UNO 11

    Sob consulta

Renovação de anúncios classificados gratuitos.

Até quarta-feira às 18:00h.

Fechamento de edição para novos classificados.

Até quarta-feira às 12:00h.

Fone (14) 3324-1600

R. Antônio Carlos Mori, 504 - Centro,
Ourinhos - SP, 19900-081