Publicado em 12/11/2017 ás 12h00

Dia do Supermercado

O primeiro supermercado brasileiro foi o Sirva, inaugurado em 1953 em São Paulo. A partir daí surgiram os hipermercados, uma evolução da modalidade dos supermercados, que começaram a surgir na década de 1980
Creditos: Imagem Ilustrativa

Da redação

Dia do Supermercado é comemorado em 12 de novembro. O supermercado é algo tão popular atualmente que a maior parte das pessoas não imagina que se trata de um tipo de venda no varejo que tem pouco mais de 80 anos. Antes disso, havia as vendas e os armazéns, onde o cliente pedia no balcão e era atendido por um atendente.

O processo era, muitas vezes, demorado, pois o cliente precisava esperar no balcão para continuar sua lista de compras, além do que o lucro dos alimentos do dono do armazém também precisava cobrir a mão de obra dos atendentes e isso fazia com que o preço dos alimentos fosse um pouco mais alto.

O titular da venda no varejo da forma como se trabalha atualmente em supermercados foi King Cullen, um norte-americano que, em 1930, inaugurou o primeiro supermercado na história: comprou um galpão industrial, adaptou o local para vender alimentos e simplesmente deixou que as pessoas se servissem sozinhas.

Com essa visão do negócio, Cullen precisava de menos da metade da mão de obra utilizada nos armazéns, mantendo o pessoal de reposição, de limpeza e do caixa, podendo trabalhar com uma margem de lucro saudável, ao mesmo tempo que oferecia produtos mais baratos.

Sua grande estratégia era o preço: os valores cobrados eram bem mais baixos que nos armazéns de então, o que começou a atrair cada vez mais clientes. A estratégia do autoatendimento rendeu frutos. Em menos de seis anos, Cullen já tinha 16 lojas em todo o Estado de Nova York.

A modalidade se espalhou pelo mundo e, na década de 1950, os supermercados aportaram no Brasil. O primeiro supermercado brasileiro foi o Sirva, inaugurado em 1953 em São Paulo. A partir daí surgiram os hipermercados, uma evolução da modalidade dos supermercados, que começaram a surgir na década de 1980.

Enquanto o supermercado pode oferecer entre 8 a 10 mil itens, o hipermercado pode chegar a 50 mil, o que mobilizou também as estratégias de vendas, principalmente com a evolução tecnológica, que hoje oferece até softwares especiais para organizar as mercadorias.

A instituição do Dia Nacional do Supermercado - O dia 12 de novembro marca a instituição da Lei n° 7.208, de 1968, que definiu e regulamentou a atividade dos supermercados no Brasil. No mesmo ano foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados, a Abras e, de lá para cá, a data passou a ser motivo de confraternização, sendo marcada como o Dia Nacional do Supermercado.

O Dia Nacional do Supermercado, além da confraternização entre os supermercadistas, também marca, anualmente, o jantar, realizado na primeira semana de novembro, onde a Abras busca estreitar o relacionamento entre os supermercadistas e onde os empresários trocam ideias sobre suas atividades.

A comemoração chega a reunir mais de 700 pessoas anualmente, entre supermercadistas de todos os níveis e executivos das indústrias, seja de alimentação ou de outros produtos vendidos em super e hipermercados. 

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