quinta, 28 de março de 2024

Aliados de uma alimentação saudável

Para leitura de outras reportagens: juliananevesjornalista.com.br

 

Juliana Neves

Oleaginosas são sementes de fonte de gordura boa que auxiliam na alimentação balanceada

Alimentação saudável é o que as pessoas almejam ter e não entendem o conceito exatamente e nem sabem como aplicar no cotidiano. Mas, basicamente, alimentação balanceada (o mesmo sentido de saudável) é “aquela que nutri nosso corpo, nos proporciona saúde e qualidade de vida. Uma alimentação equilibrada deve conter variedades de alimentos e cores diversas numa mesma refeição, o que permite combinações nutritivas e saborosas. Os alimentos devem ser consumidos nas proporções corretas para que não haja falta, nem excesso de nutriente. A alimentação saudável deve conter alimentos in natura ou minimamente processados, variados, saborosos e seguros”, explica Ellen D’arc, nutricionista da empresa Bio Mundo.

Ter uma vida saudável é ter equilíbrio na vida, com a consciência que se pode consumir de tudo evitando alimentos industrializados, bebidas gaseificadas (refrigerante), excesso de açúcar e fritura, alimentos transgênicos e gordura trans. “Ser saudável é ter uma vida com mais saúde e qualidade, envolve o bem-estar físico e mental. É proporcionar ao nosso organismo o seu bom funcionamento através da alimentação”, diz a nutricionista.

Para ter saúde é preciso comer diversos alimentos com variedade de cores, pois um prato colorido significa que está se ingerindo uma alimentação rica em vitaminas, minerais e fibras. E é sempre bom ter algum alimento de aliado para se manter saudável, por isso, a dica são as oleaginosas.

Mix de Oleaginosas (Fonte: Alto Astral).

Oleaginosas

Um grupo de alimentos de origem vegetal, de sementes que são fontes de óleo e gorduras, ácidos graxos, antioxidantes, vitaminas e minerais. Normalmente, são cobertas por uma casca e são consumidas de forma in natura, ou seja, do jeito que ela é mesmo, sem modificação alguma para o consumo. E nesta família existem as sementes consideradas mais importantes para a ingestão em uma alimentação saudável.

Castanhas: fonte de fósforo, magnésio e potássio, também se destacam por serem ricas em selênio, um antioxidante excelente para o sistema cardiovascular. E ajudam na prevenção de depressão.

Castanha de caju: um dos integrantes da família de oleaginosas (Fonte: Freepik).

Amêndoas: baixo teor glicêmico, excelente fonte de antioxidantes, minerais e vitaminas E e B1. Ótima opção para dar energia, aumentar a concentração, auxilia na digestão, ajuda no ganho do peso e previne contra doenças do coração.

Amêndoas (Fonte: Amêndoas Confeitadas).

Nozes: alto nível de antioxidantes, minimiza os riscos de entupimento das artérias, reduz o nível de colesterol ruim (LDL). São ricos em aminoácidos, arginina, ácido alfa-linolênico e ômega 3 e 6.

Nozes (Fonte: Terra).

Macadâmia: possui uma grande variedade de nutrientes e é extremamente rica em vitamina B, Magnésio, manganês, zinco, cálcio, potássio e ferro. Também ajuda no processo de emagrecimento, auxilia no controle de açúcar no corpo e a prevenir doenças no coração, por ter grande quantidade de antioxidantes.

Macadâmia (Fonte: HypeScience).

Avelã: rica em vitamina E, age no combate ao envelhecimento celular, auxilia na manutenção da saúde da pele, unhas e cabelos. Possui vitamina B6, que regula o metabolismo, na saúde do fígado e no funcionamento do sistema nervoso.

Avelãs (Fonte: GreenMe).

As vantagens de ingerir oleaginosas no seu dia a dia são os benefícios à saúde proporcionados pelas sementes, por exemplo, aumento de digestão de proteína, fibras, minerais, aumento de vitaminas no organismo, além de serem fontes de gorduras boas para controlar o nível de colesterol ruim (LDL) e o bom (HDL) no organismo.

As pessoas podem consumir as oleaginosas fazendo um mix, isto é, uma mistura de todas em algum período do dia, em saladas, receitas de bolos ou de pães, mas não é legal ingerir em excesso, afinal, são gorduras e podem causar um aumento de peso corporal.

Portanto, “quem não busca uma vida saudável é mais suscetível a doenças, menos qualidade de vida e disposição, além do mal funcionamento do organismo. Nossa saúde é o nosso bem mais precioso, merece cuidado”, finaliza Ellen.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.