sexta, 29 de março de 2024

MINDSET: O novo paradigma do sucesso! Consciente x Consciência!

“A questão não é quanto somos conscientes, mas como temos consciência!” 

 

by Prof. Valdir Barbosa*

A Quarta Revolução Industrial é um mote da Indústria 4.0, que engloba diversas tecnologias para automação e troca de dados, utilizando conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. Esta Revolução traçou novas posturas e características neste paradigma informacional.

Um dos maiores impactos causados pela Quarta Revolução Industrial será uma mudança de paradigma mental que afetará o mercado na sua produção e distribuição, como também na mudança de modelo mental “mindset” com a criação de novos modelos de gestão e negócios para acompanhar esta tendência ultra tecnológica vigente.

Para melhor compreensão deste novo paradigma mental, classifico-o de forma didática em 2 (dois) tipos de mindset: Consciente e Consciência.

A Percepção consciente “de” fatos da realidade nos traz uma percepção puramente intelectual experimental pragmática linear da realidade, num mundo de probabilidades pelo viés da física clássica (mundo das partículas, balizado pelo paradigma da velocidade da luz [300 mil km/s]). Enquanto que “ter” consciência da realidade nos traz uma percepção vivencial exponencial da realidade, com múltiplas possibilidades pelo paradigma da física/mecânica quântica do mundo subatômico.

Esta mudança de paradigma mental em sua percepção possibilitam grandes mudanças significativas em nossas Vidas. Ter consciência é ter uma atenção plena da realidade, vivendo e interagindo numa relação mútua, valorizando assim, o momento presente essencial e inédito.

Segundo a mecânica quântica, quando “O observador” da realidade, passa do estado racional experimental das probabilidades, para o estado vivencial das possibilidades, ela tende a se manifestar pelo observador, enquanto constructo da realidade. Uma possibilidade é um estado quântico de realidade, ou seja, um estado possível que pode emergir num mundo de múltiplas possibilidades para a existência no espaço-tempo-dimensão (3D)= tridimensional.

A questão de plasmar em termos quânticos implica não apenas em estar consciente das probabilidades e, sim, ter consciência das múltiplas ondas de possibilidades, e assim, “colapsar a função de ondas” (termo usado no experimento científico da dupla fenda) do substrato da realidade.

Há uma grande diferença paradigmática entre estar consciente “dê”, e “ter” consciência da realidade. Ter consciência vai além da inteligência artificial, aplicada no mote da Quarta Revolução Industrial, sendo a consciência inerente ao Ser Humano e fonte inesgotável de inteligência e sabedoria, pela função da psique da intuição (quando desenvolvida), dotados de seres com sensibilidade e sentimentos genuínos do “homo sapiens sapiens’.

Toda percepção é um ato genuíno de participação no tecido “3D” da realidade.

Se seu estado mental consciencial muda; sua realidade, seu destino, sua Vida muda, e concomitantemente novas possibilidades de fazer gestão e negócio também mudam, para assim trazer uma inovação “disruptiva” com fortes impactos na criação de produtos e serviços de vanguarda, surfando assim, na crista da nova onda da Quarta Revolução Industrial.

Ser Consciente ou Ter Consciência! SER ou TER; Eis a questão do novo paradigma do “mindset”.

*Professor Valdir Francisco Barbosa: Empreendedor; Professor em Desenvolvimento Profissional e Gerencial; Docente/Professor de Geografia; Psicólogo; Especialista em Psicologia Escolar/Educacional; Analista Comportamental-DISC; Coach Pessoal e Profissional; Licenciado em Pedagogia e Geografia; Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos; Técnico em Segurança do Trabalho; Consultor em Gestão da Qualidade; Extensão Universitária em Psicopedagogia(FIO); Int. Psicologia do Trabalho Organizacional(UNIFIO) e Arqueologia do Capitalismo(Unesp); Pós-Graduado em Gestão Escolar e Palestrante Motivacional.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.