tera, 04 de agosto de 2020

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Profissão: os caminhos para uma decisão assertiva

“Escolha uma profissão não somente para o sucesso, mas sim para uma carreira na vida!’
by Professor Valdir Barbosa

“Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você” by Steve Beckman

A escolha e decisão profissional é um momento importante e fundamental para consolidar uma carreira, mas geram muitas dúvidas e ansiedades para os jovens que ainda estão cursando o ensino médio. Poucos possuem desde criança a clareza e definição de uma futura profissão, mas para outros há muitas incertezas e dúvidas que vão incomodando o jovem com preocupações, ansiedades e desconfortos, gerando assim, inseguranças, irritabilidades e angústias.

Numa decisão profissional exige a priori muito autoconhecimento, ponderação e assertividade, e os jovens nesta faixa etária dos 15 aos 17 anos, ainda estão numa fase de transição complexa da adolescência para a fase adulta, e neste momento de ebulição hormonal e mudanças corporais, faltam ainda experiências e maturidade existencial para uma decisão eficaz e assertiva que irão impactar seu futuro profissional.

Atualmente são oferecidos muitos cursinhos e programas de estudos dirigidos para capacitar e preparar os estudantes para ser aprovado no vestibular, mas precisamos de um programa efetivo de orientação profissional e vocacional, com apoio psicológico para auxiliar o jovem na tomada de uma decisão mais assertiva, que irão impactar e motivar seus estudos no advento da vida acadêmica.

Dentro deste contexto de incertezas e sentimentos de ansiedades na hora da decisão na escolha do curso para exercer uma atividade profissional, apresento para os jovens estudantes, um caminho com 12 passos que irão facilitar sua tomada de decisão de forma consciente e assertiva.

OS 12 PASSOS PARA UMA DECISÃO ASSERTIVA PROFISSIONAL:
1- ENSINO MÉDIO: Hora de começar a pensar sobre a profissão, minha dica é; quais as disciplinas que você tem mais interesse e facilidade de aprender? Estas disciplinas são um indicativo das suas inteligências predominantes para tua profissão; à partir do segundo ano do ensino médio, tem a opção e estar fazendo concomitante o ensino técnico profissionalizante, e assim terminar o ensino médio e técnico simultaneamente, aproveitando este tempo estudantil para sua formação escolar técnica de nível médio.

2- AUTOCONHECIMENTO: Identifique suas competências, habilidades e atitudes- CHA. Faça um levantamento dos seus pontos fortes e positivos comportamentais. Observe o que você faz naturalmente bem;

3- MISSÃO: Vocação e talento; procure identificar quais habilidades você tem mais facilidade e destreza e escreva uma missão profissional para exercê-la.

4- VISÃO DE FUTURO: Projete-se para o futuro e se veja trabalhando nesta profissão; minha dica é que você pegue uma foto, imagem ou figura que representa sua profissão, recorte e cole numa folha de papel e fixe na porta interna do seu guarda-roupa e olhe todos os dias para criar um foco, para assim sincronizar este ideal de visão futura.

5- BUSCA DE INFORMAÇÕES: Pesquise em revistas, livros, internet, youtube e sites de faculdades, informações relativas às áreas afins de seu interesses profissionais e tendências de futuras profissões.

6- SELECIONAR: Selecione profissões que tem interesses e afinidades;

7- TÉCNICOS: pesquise cursos profissionalizantes, minha dica é que você faça um curso técnico profissionalizante concomitante com o ensino médio, antes de fazer uma faculdade, pois assim, você terá oportunidades de entrar no mercado de trabalho e ganhar experiência profissional, que vai influenciar positivamente na sua próxima etapa do nível superior.

8- FACULDADES: Participe de visitas técnicas nas faculdades, e pesquise no Site da Faculdade os conteúdos das Disciplinas, assim você vai conscientizar da grade curricular e saber se você está alinhado com o curso do seu interesse.

9- MERCADO DE TRABALHO: Entreviste profissionais da sua área de interesse de atuação, para você se familiarizar com sua área de atuação antes de fazer o curso;

10- ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: Busque auxílio com profissionais especializados nesta área e faça um programa de orientação profissional, para assim você conscientizar da sua decisão e escolha profissional;

11- VOCÊ DECIDE: Sua família e seus amigos poderão te orientar, mas esta decisão só você pode tomar;

12- PLANEJAMENTO: Reúna todas as informações relevantes e faça um Plano de Carreira estruturado com objetivos e metas. Após caminhar pelos 12 passos acima, você terá um planejamento pragmático, com referencias e pré-requisitos consistentes, para uma tomada de decisão assertiva. Na sua decisão, e na tua escolha da profissão; planejar é preciso!

© 1990 - 2019 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.