sexta, 06 de dezembro de 2019

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Toxoplasmose: a doença do gato

Na verdade, o gato também é uma vítima da doença como os humanos

 

Fonte: juliananevesjornalista.com.br

 

Juliana Neves

Toxoplasmose é uma doença conhecida como a “doença do gato”, mas que na verdade as pessoas adquirem a enfermidade por causa de um protozoário (ser vivo que vive em água doce e, alguns, vivem em água salgada) facilmente encontrado na natureza, o Toxoplasma.

A principal forma de contágio da doença é por meio da ingestão de oocistos (cistos do protozoário) de Toxoplasma que podem estar presentes em carne cru dos animais, sendo assim chamada de “hospedeiros intermediários”.

Protozoário Toxoplasma (Fonte: Brasil Escola).

Por isso que as mulheres grávidas devem ter muito cuidado ao ingerir carne, é importante saber a procedência do alimento, pois pode acontecer de adquirir a Toxoplasmose Neonatal, que é quando a doença é transmitida para o feto, provocando aborto até o terceiro mês da gravidez.

Toxoplasmose ficou conhecida como “a doença do gato” pelo fato do animal poder transmitir a doença, porém somente é possível se o felino ingerir oocistos que estavam presentes em alguma carne de outro animal. “Outra forma de contágio é ingerir oocistos eliminados nas fezes de um outro gato infectado. O que ocorre somente se o gato tiver contato com fezes ou locais frequentados por felinos já contaminados, tais como caixas de areia ou parques públicos. Humanos também podem adquirir a doença ao ingerir alimentos contaminados com tais fezes.”, afirma o veterinário Jorge Morais, fundador da Animal Place.

Gatos na areia (Fonte: Freepik).

Isto é, a população ignora todas as formas possíveis de contaminação da doença, dando maior “audiência” para o gato, sendo que, um cachorro, como qualquer outro animal, também pode adquirir a Toxoplasmose, como vítima e não hospedeiro, divergente ao caso do gato. Caso o cão também for alimentado de carne cru ou mal passada, ou seja, quando houver ingestão de “hospedeiros intermediários”.

O veterinário, Jorge, reforça que o gato não é o grande vilão da história: “vale acrescentar ainda que um gatinho doméstico que só come ração e faz suas necessidades na caixa de areia tem pouquíssima possibilidade de se contaminar, mas para a tranquilidade do tutor recomendo que procure um veterinário e realize o exame para descartar a possibilidade.”

Sintomas

Nos humanos existem diversas maneiras da doença se manifestar, porém os principais sintomas são distorção visual e cegueira, além de febre, dores de cabeça e apatia, como é o caso da gripe.

Dor de cabeça: sintoma da Toxoplasmose e mais comum de gripe (Fonte: Freepik).

Já nos animais, principalmente os gatos, a manifestação só ocorre quando o animal está com imunidade baixa, ao contrário, o felino é assintomático (não apresenta sintomas).

Diagnóstico

O diagnóstico em humano é feito por meio do exame Sorologia, que é uma pesquisa de anticorpos presentes no organismo, e aí é facilmente observado se a pessoa possui a doença ou não. E se possui qual é o grau de desenvolvimento: grave, há quanto tempo a pessoa está infectada e se é recente ou não.

Exame de sangue como diagnóstico (Fonte: Freepik).

Já nos animais, é feito a Sorologia, exame de sangue e alguns testes específicos pedidos pelo veterinário. “Diagnosticado o problema, o veterinário poderá indicar um tratamento com antibióticos e, em caso de lesões oculares, associa-se o uso de corticoides.”, diz Morais.

Prevenção

Para prevenir da doença é sempre bom higienizar bem os alimentos, lavar as mãos, usar luvas ao manusear as caixas e areias do gato, instalar telas nas janelas, eliminar as rotas de saída do animal e castrar.

Lembrando que se você adota um animal de rua, é preciso “fazer um check-up em uma clínica veterinária de sua confiança para diagnosticar possíveis doenças, incluindo a Toxoplasmose.”, finaliza o veterinário.

E quando falamos de crianças, atente-se para elas não colocarem a mão em caixas e areias de animais (dentro de casa ou lugares públicos) e depois pôr na boca.

© 1990 - 2019 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.