sexta, 29 de março de 2024

Alunos de robótica do SESI criam App GPS de vagas p/ estacionamento

O projeto viabiliza ainda o pagamento da Zona Azul pelo celular

 

Da redação

A equipe Robotics School, formada por sete alunos do SESI de Ourinhos (SP), com idades entre 11 e 16 anos, desenvolveu aplicativo para celular que promete facilitar a vida dos motoristas na hora de estacionar o carro.

O projeto, que recebeu o nome de “Park’n View”, mostra de forma visual e auditiva a localização de vagas disponíveis em bairros ou ruas próximas. A inovação será apresentada na etapa nacional do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL), no início de março, em São Paulo.

A estudante Ana Clara Rodrigues, de 13 anos, uma das idealizadoras e integrante da equipe, conta que para o desenvolvimento do projeto foi necessário ouvir a comunidade e os responsáveis pela secretaria de trânsito de Ourinhos, além do apoio da Câmara Municipal, prefeitura e guarda mirim.

O aplicativo, além de funcionar como um “GPS de vagas”, permite ainda que o motorista faça o pagamento da Zona Azul – sistema que disponibiliza vagas localizadas na área central da cidade – pelo próprio celular, sem a necessidade de usar cartão físico.

“Nossas expectativas estão muito altas, ainda mais depois da experiência que ganhamos nesse torneio e de todas as amizades que nós levaremos para a vida”, projeta Ana Clara sobre a participação na FLL.

Gustavo Foz, também de 13 anos, explica que a plataforma é compatível com os sistemas Android e iOS e tem como função principal reduzir o tempo que as pessoas passam no trânsito. “Percebemos que esse problema alcançava a população inteira, todos que paravam nos centros urbanos já passaram por isso. Encontrar vagas pode ser um processo muito demorado”, afirma o jovem.

O técnico da equipe do SESI Ourinhos, André Melo, aponta ainda que a iniciativa pode gerar uma economia aos cofres públicos do município. Isso porque, segundo ele, a prefeitura gasta R$ 7 mil mensais apenas com a impressão de talões para a Zona Azul, vendidos por agentes da Guarda Mirim.

 

 

Robótica em sala de aula – O Torneio de Robótica FIRST LEGO League reúne 100 equipes formadas por estudantes de 9 a 16 anos e promove disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, em sala de aula. De 31 de janeiro a 16 de fevereiro, haverá as disputas regionais. Os melhores times garantem vaga na etapa nacional, que ocorre entre 3 e 6 de março, em São Paulo.

O objetivo é contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais exigidas dos jovens. Todo ano, a FLL traz uma temática diferente. Em 2020, os competidores terão que apresentar soluções inovadoras para melhorar, por exemplo, o aproveitamento energético nas cidades e a acessibilidade de casas e prédios.

Para o supervisor técnico educacional do SESI São Paulo, Ivanei Nunes, a competição é um divisor de águas para os estudantes.
“Provocá-los com problemas do mundo real – e problemas complexos – ajuda no desenvolvimento daquilo que esses jovens vão encontrar no futuro, quando eles estiverem indo para o mercado de trabalho”, avalia Nunes.

(Com conteúdo Agência do Rádio Mais, Repórter Jalila Arabi)

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.