quinta, 05 de dezembro de 2019

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Atleta cadeirante integra equipe paralímpica e representa Ourinhos em esporte radical

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Esportes convidou o atleta Ubirajara Caetano Zambotto, 33, o “Bira”, para integrar a equipe paralímpica do município e representar a cidade nas competições de WCMX (Wheelchair Moto Cross), uma modalidade nova em que se utiliza a cadeira de rodas para fazer manobras na pista de skate.

Nos dias 23 e 24 de novembro, Bira já representou Ourinhos na Virada Inclusiva que ocorreu no Bom Retiro, em São Paulo.

No início do ano, devido às complicações decorrentes da diabete, o atleta precisou passar por uma cirurgia de amputação das pernas, do joelho para baixo, após um acidente de trânsito na cidade de São Paulo. De lá para cá, encontrou no esporte uma motivação para continuar a viver.

“Eu sempre fui muito ligado ao esporte. Tenho um canal que incentivo as pessoas a encontrar a cura para questões pessoais através do ciclismo e com o acidente vi minha vida mudar radicalmente. Recebi um convite do Instituto Faca na Caveira que introduziu o esporte no Brasil e essa oportunidade de praticar WCMX tem sido fundamental para esse processo de recomeçar.”

Já integrando a equipe da Secretaria de Esportes como primeiro atleta na modalidade, Bira espera obter bom desempenho nos eventos e trazer a prática para a cidade. Para ele, a inclusão esportiva é uma ferramenta transformadora e de humanização.

“O atleta por si só tendo um apoio da Prefeitura já é de extrema importância, porque isso é valorizar os talentos, mas no caso do deficiente é ainda mais especial, porque o deficiente não quer superar o próximo, mas suas próprias limitações.”

© 1990 - 2019 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.