MAX. º MIM. º
TEMPO:

Aula inaugural do Curso de Libras leva cerca de 170 pessoas ao Sindicato dos Comerciários

Aconteceu na noite da quarta-feira (3), a aula inaugural do Curso de Libras, ministrada pela professora Clíssia Prado e oferecido gratuitamente aos funcionários do comércio de Ourinhos. Cerca de 170 inscritos marcaram presença no auditório do Sindicato dos Comerciários. A aula foi.

O curso foi organizado após a aprovação pela Câmara de Vereadores do Município de Ourinhos, de um projeto de lei que institui a obrigatoriedade da adoção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelas entidades e estabelecimentos públicos e privados de atendimento à população.

Inicialmente o projeto não foi bem compreendido pelos comerciantes da cidade, mas após os devidos esclarecimentos houve 100% de aceitação. “Todos querem colaborar e querem fazer parte deste projeto. O que mais incentiva os proprietários dos estabelecimentos é oferecer um atendimento de qualidade aos surdos e deixá-los satisfeitos”. – esclareceu Aparecido Bruzarosco, Presidente do Sindicato dos Comerciários.

O vereador Carlinhos da LAMBO expressou sua alegria ao ver a “casa cheia” e se comprometeu em realizar cada vez mais ações incluindo a Comunidade Surda. “Esse é apenas o começo. Hoje para nós é uma grande vitória. O novo assusta, mas nós só queremos dar aos surdos uma vida digna, e principalmente um atendimento humanizado e de qualidade. Eles precisam ter o contato com a sociedade e não ficarem fechados em suas casas, e é dever do município dar essa condição a eles”.

Uma lista de espera de mais de 250 pessoas se formou e as turmas terão que ser divididas para garantir a qualidade do aprendizado.

A ideia é que ao menos um funcionário de cada loja esteja apto a receber um deficiente auditivo em seu estabelecimento. Os comerciários receberão certificado de conclusão do curso, que poderá contribuir para seus currículos.

Em breve novas turmas serão abertas para os comerciários, inclusive, segundo o Vereador Carlinhos da LAMBO, existe um projeto para um curso intensivo de LIBRAS.

Após a aula inaugural, os inscritos participarão de mais seis aulas, que serão realizadas nos dias 24 e 31 de julho e 07, 14, 21 e 28 de agosto, sempre das 19h às 21h, no salão paroquial da Igreja Catedral.

Também será realizado curso para a população em geral nos dias 1, 8, 15, 22, 29 de agosto e 5 de setembro. As inscrições já foram encerradas.

O Prefeito Lucas Pocay também esteve presente no evento e ressaltou que a Acessibilidade é um dos focos da sua campanha. “Pequenas ações pra nós são de grande valia para eles, grande diferença (…) é de responsabilidade de todos incluir essas pessoas e adaptar a cidade para recebê-los de forma digna. Precisamos dar o primeiro passo, e o passo foi dado hoje. Muita coisa vai melhorar para a Comunidade Surda, com toda a certeza”. – relatou o prefeito.

(Por Letícia Azevedo)

PreviousNext

© 1990 - 2019 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.