sexta, 29 de março de 2024

Bairro Itaipava em Ourinhos é novamente palco de denúncias

A reportagem do Jornal Negocião foi procurada na última semana por alguns moradores do bairro Itaipava em Ourinhos, que se consideram abandonados por parte do poder público municipal e afirmam que as ações que estão sendo realizadas no bairro pela administração não estão surtindo efeito.

De acordo com a estudante Juliana Pereira, há muito tempo os moradores brigam por melhorias no bairro. “Há um tempo atrás nós não tínhamos nem esgoto. Quando ele foi implantado pela SAE nós recebemos a cobrança sem nenhum tipo de aviso prévio e tivemos que nos virar para pagar, pois veio embutida na conta de água. Reclamamos com a SAE mas nada adiantou. Tivemos que pagar da mesma forma”.

Falta de asfalto – Os moradores enfrentam também problemas com a falta de asfalto. Recentemente apenas as ruas principais receberam um tipo de pedrisco para amenizar os buracos e assoreamento que ocorrem com frequência no local.

De acordo com Juliana, tudo fica pior quando chove de forma mais intensa, porque há ainda o risco de atolamento. “Se tirarmos o carro da garagem ele já fica atolado. Como saímos? O ônibus não passa aqui, porque se entrar nas ruas não sai mais. Temos que ficar ilhados? Há anos está da mesma forma. Estamos pedindo socorro (…) alguns locais aqui ainda são considerados zona rural, mas a minha rua aqui é considerada urbana. Não podemos chamar esse local de zona urbana né. É só olhar ao redor”.

Iluminação inadequada – Fora o problema do asfalto, a falta de iluminação e o mato alto também incomodam a população. “A iluminação é precária, a maioria vem das próprias casas dos moradores, e também das chácaras. Nós que chegamos da faculdade a noite temos até medo da escuridão, e já tivemos casos de tentativa de estupro aqui no bairro. Se alguma pessoa má intencionada decidir cometer algum crime, ela está num ambiente propício, com mato alto e escuridão. Tem muita gente que tem medo de reclamar e há mais de vinte anos vive esta situação. Os proprietários acabam realizando alguma melhoria, porque cansam de esperar. Algo tem que ser feito, e se não reclamarmos nada vai mudar” – relatou a estudante.

Entrega de correspondências – Problemas com os Correios estão sendo enfrentados também pela população local, devido à falta de identificação dos nomes das ruas que se apresentam, em alguns casos, intransitáveis. “O carteiro deixa as correspondências em casa, e nós que acabamos distribuindo pros outros moradores. Alguns conhecidos já estão até acostumados e vêm até nossa casa para buscar”. – finalizou a moradora.

Apropriações irregulares – Ainda segundo os moradores, há um problema antigo no bairro de algumas propriedades que estão irregulares, ou seja, alguns terrenos foram apropriados de forma irregular, sem que haja o pagamento de impostos como por exemplo o IPTU.

Palavras da administração – A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, informou à reportagem do Jornal Negocião que aos poucos está promovendo melhorias nas ruas do bairro Itaipava. “Em breve outras ruas serão contemplados com essas melhorias. O bairro está no cronograma das ações da Prefeitura, mas tudo é realizado de acordo com os valores disponíveis para esse tipo de ação” – relatou Inácio.

De acordo com o Prefeito Lucas Pocay, as obras do bairro Itaipava fazem sim parte de um cronograma por parte do poder público e é necessário que haja uma verba grande, pois as obras têm que começar do zero, e todas as ruas necessitam de asfaltamento. Ele afirmou que há um projeto para que as obras sejam realizadas, porém não foram citadas ainda datas.

(Por Letícia Azevedo)

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.