quinta, 28 de março de 2024

Confirmado com contraprova primeiro caso de coronavírus no Brasil

O ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, anunciou na manhã desta quarta-feira, em coletiva de imprensa, que ainda hoje haverá reunião com o comitê de emergência para tomada de providências

 

Marcília Estefani

 

Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira, 26, o primeiro caso de Coronavirus no Brasil. Trata-se de um homem de 61 anos que regressou no último dia 21 da Lombardia, no Norte da Itália, local que apresenta grande incidência de casos nos últimos dias. São mais de 220 infectados e sete mortes.

Ele permaneceu na Itália de 9 a 21 de fevereiro em uma viagem a trabalho e sozinho. O homem, morador da Capital Paulista, que não teve a identidade divulgada, esteve em observação no Hospital Israelita Albert Einstein, pois o primeiro teste específico para SARS-CoV2, preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), feito no paciente já havia dado positivo.

Para seguir o protocolo internacional, foi necessária uma contraprova feita pelo Instituto Adolfo Lutz, cujo resultado também foi positivo para a doença.

Com a confirmação na contraprova do exame, o paciente passa a ser oficialmente o primeiro caso da infecção no Brasil, que já chegou a ter 59 casos investigados, mas todos deram negativo para o Covid-19.

O ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, anunciou na manhã desta quarta-feira, em coletiva de imprensa, que ainda hoje haverá reunião com o comitê de emergência para tomada de providências. “Passamos a uma nova fase de providências, no sentido de mitigar os efeitos da doença em SP e em todo Brasil. Nosso comitê de emergência está reunido em SP, e de tarde vamos nos juntar a eles para falar sobre o que deve ser feito. Não muda muito com relação aos casos suspeitos, mas agora temos uma patologia confirmada”.

O Hospital Albert Einstein afirmou, através de nota, que o paciente se encontra em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.