quinta, 28 de março de 2024

Conheça a Vila Operária: bairro simples, mas cheio de esperanças

Moradores sonham com melhorias e avanços em um dos pequenos bairros da periferia de Ourinhos

 

Juliana Neves

 

Em Ourinhos há alguns bairros pequenos muito próximos um dos outros, que acabam confundindo a população. E fazem com que as pessoas não conheçam a essência existente em cada canto do município.

Um destes bairros é a Vila Operária, uma localidade quieta, singela, simples e com muitos corações bons. O bairro se encontra depois da segunda secção da Vila Boa Esperança e próximo ao Jardim São Carlos.

BEBIDA ALCOÓLICA PELA MANHÃ – Nossa reportagem esteve presente durante um dia inteiro no bairro. E observou que logo de manhã, quando os proprietários de estabelecimentos comerciais ainda estão pensando em abrir as portas, já têm adolescentes na rua com muito estilo ao usar um óculos de sol e ingerindo bebida alcoólica com energético, como se não houvesse o dia de amanhã.

Enquanto isso, idosos iniciam seu dia indo ao mini mercado comprar o pão do cotidiano. Aquele estabelecimento parece um ponto de encontro de quase todos que moram ali, afinal, não tem uma pessoa que não passe no local e não cumprimenta o seu conhecido.

SEM INTIMIDAÇÃO – Ninguém se intimidou com a presença de nossa equipe, estranhos sentados na calçada, de uniforme de imprensa, que observavam o bairro e conversavam com muitos que caminhavam pelo bairro.

CRIANÇAS INOCENTES – Pela manhã, crianças surgem nas ruas para comprar pães, doces, sucos, bolachas e algo mais que os pais pediram. Com certeza estão de férias ou ainda não entraram na escola.

E andam de bicicleta sem olhar para os lados, sem preocupação com perigo. Quase que presenciamos um acidente, pois uma caminhonete, por pouco, não atropela um dos pequenos inocentes.

SINALIZAÇÃO DEFICIENTE – Em contato com os moradores, a reclamação é de que precisa de um quebra-molas ou lombada Rua Dejanira V. de Oliveira, ou simplesmente, “rua Dejanira”, como é conhecida. “Os carros e motos passam em alta velocidade e é uma rua próxima a uma praça onde crianças sempre estão brincando”, pede uma moradora.

PRAÇA ABANDONADA – Outra preocupação é a própria praça que, segundo a população local, está descuidada e abandonada. “Tem muitas pichações e gostaríamos que a prefeitura olhasse para local de um modo diferente e proporcionasse um lazer mais seguro e limpo pra todos nós”, reclama outra moradora do bairro.

A praça que gostariam que a prefeitura cuidasse para proporcionar melhor lazer a todos.

BURACOS NO ASFALTO – Asfalto liso e bem feito também é um sonho da Vila Operária. Moradores reclamaram de ter as ruas, apesar de asfaltadas, com muitos buracos e mal feitas. “Isto pode provocar acidentes ou estragos nos veículos que utilizam das vias públicas. Parece que a prefeitura só cuida de bairros dos ricos, o Programa Asfalto 100% ainda não chegou aqui”, reclamou um morador.

 

SAÚDE E COMODIDADE – Em termos de saúde, a unidade básica mais próxima é do Jardim São Carlos. As opiniões se dividem, uns dizem que o atendimento é excelente, outros já afirmam que é de péssima qualidade. “Seria interessante uma unidade de saúde no nosso bairro e mais pontos comerciais para pagarmos nossas contas aqui, porque moramos longe do centro da cidade”, solicita uma idosa.

CONFORMISMO – Apesar das dificuldades de se viver em um bairro simples, sem muitas opções, quem mora ali afirma que é feliz. “É bom morarmos aqui, é muito tranquilo, sem muito movimento e aqui a gente conhece todo mundo, um ajuda o outro e vamos vivendo como Deus quer”, finaliza conformada outra moradora.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.