quinta, 18 de abril de 2024

Crianças encontram autor do reino da água

Da redação

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Duke Energy patrocina o projeto Reino da Água, promovendo um encontro entre o autor do livro homônimo e 300 estudantes de escolas públicas de Chavantes. Para receber esse público infanto-juvenil, Mouzar Benedito estará na cidade na sexta-feira (20). O bate-papo será no Centro Cultural Wadia Mansur. Os alunos têm idades de 7 a 10 anos. 

Cada participante receberá da Duke Energy o kit O Reino da Água, composto por um livro ilustrado, um caderno de atividades e, ainda, um jogo de tabuleiro e adesivos plásticos. O material ensina, de forma lúdica, aspectos do folclore brasileiro e, sobretudo, conscientiza as crianças para o uso responsável da água, inclusive com dicas práticas para economizar no dia a dia. Além de Benedito, que é autor de mais de 20 livros, a contadora de histórias Cinthia Siqueira atenderá o público.

De acordo com a Cepar Cultural, empresa que desenvolveu o projeto, a escassez tornou a questão da água crucial, urgente, e para resolvê-la é preciso mais que recuperação dos mananciais e das condições para que eles sejam reabastecidos. “A mudança de comportamento no uso desse bem também é essencial. Daí a relevância de iniciativas como esta, patrocinada pela Duke Energy, que valoriza o meio ambiente e a cultura local”, observa Jade Rodrigues, assistente de produção cultural da CEPAR. 

Da parte da Duke Energy, de acordo o gerente-adjunto de Relacionamento com as Comunidades, André Guimarães, o evento se insere no conjunto das ações de educação ambiental da companhia, focadas no público infanto-juvenil. “Temos esse compromisso com as comunidades vizinhas às hidrelétricas sob a concessão da Duke Energy no Rio Paranapanema, pois acreditamos que iniciativas como esta fazem a diferença na formação de cidadãos compromissados com a preservação ambiental”, expõe.

A Secretária Municipal de Educação de Chavantes, Danila Machado de Oliveira, diz que a iniciativa vem ao encontro da necessidade de desenvolver com os alunos um trabalho de conscientização ambiental, para a tomada de atitudes mais sustentáveis. “É um prazer receber em nosso município esse projeto”, comenta. 

Sinopse do livro – Em uma noite quente, um menino da cidade dorme e sonha estar num lugar desértico, morrendo de sede. Por meio de um índio falando tupi e de uma árvore fazendo às vezes de intérprete, ele é informado dos problemas ambientais por que passa o lugar. Pela manhã, busca respostas junto ao avô para entender como está o meio ambiente em que vive. Abre-se, então, um caminho cheio de descobertas que o levarão a novas atitudes.

Dia Mundial da Água – “Água e Desenvolvimento Sustentável” é o tema deste ano estabelecido pela UN-Water – a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que coordena ações em assuntos sobre água doce e saneamento. Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.