sexta, 19 de abril de 2024

Domingo de Ramos será vivido de forma diferente porém em união

Veja como acontecerá a benção dos ramos na paróquia mais perto de você e participe, mas não saia de sua casa!

 

Marcília Estefani

 

Amanhã, 5 de abril, é Domingo de Ramos, quando a Igreja dá início a celebração da Semana Santa, e de forma atípica, os cristãos católicos não irão às igrejas com seus ramos, não haverá procissão de manhã, mas cada um na sua casa terá a oportunidade de vivenciar este momento forte de espiritualidade.

Em Ourinhos, desde o início da quarentena, os padres estão celebrando diariamente a Santa Missa de dentro de suas casas ou mesmo das igrejas, e a comunidade acompanha do outro lado da tela e se alimenta da palavra de Deus, conforme orientações do Santo Papa, dos Bispos e Padres.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a todos a viverem de forma muito especial o Domingo de Ramos. Cada um e cada família, em suas casas, são chamados a celebrar com fé e esperança. Por isso propõe cinco pontos para ajudar os fiéis nesta celebração.

  1. Rezar pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa.
  2. Colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos. Marcar a casa é uma característica do povo de Deus.
  3. Participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais.
  4. Comprometer-se a, no futuro, participar ativamente da Coleta da Campanha da Fraternidade. Com ela, ajudamos os mais pobres.
  5. Motivar pelas redes sociais, telefonemas ou outros meios que mantenham o distanciamento social, outras pessoas a também celebrarem o domingo de Ramos desse mesmo modo.

Os fieis são convidados a colocarem os ramos a serem abençoados nas portas e portões de suas casas

Veja a seguir as programações das paróquias ourinhenses:

Catedral do Senhor Bom Jesus: Missa às 7h30 com a benção dos ramos com a Igreja fechada, transmitida pelo Facebook, pede-se para as pessoas que estiverem participando em casa que tenham um ramo e depois coloque na porta ou no portão. Será transmitida também pela FM Itaipú.

Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe: As ruas do território da paróquia serão percorridas a partir das 8h30 por um carro da paróquia abençoando os ramos nos portões das casas.  Haverá missa às 9h30 com benção dos ramos.

Santuário de Aparecida do Vagão Queimado: as 9h00 haverá benção dos ramos nos carros, em sistema drive thru em frente à igreja. Às 10h00 Santa Missa on-line.

Paróquia Santo Antônio: Missa as 9h00 com benção dos ramos transmitida ao vivo através do Facebook e Instagram, presidida pelo Pároco Frei Antônio Ribeiro. Logo em seguida as ruas dos setores que compõem a Paróquia serão abençoadas pelo Frei.

Paróquia Perpétuo Socorro: Benção dos Ramos pela Santa Missa do sábado, 4, às 18h, na Capela Sta. Rita e 8h00 da manhã do domingo, 5, na Perpétuo Socorro, ambas transmitidas pelo Facebook da Paróquia. Após as Santas Missas, as pessoas passarão com seus carros em frente a Capela (sábado) e a Matriz (domingo) para receber a bênção dos Ramos. Para as pessoas que não tem carro, podem pegar o Ramo Bento no decorrer da semana.

São Pio X: A Santa Missa sem a presença dos fiéis, às 09h, será transmitida pela Rádio Itaipu FM. Acesse pela frequência 92.5 de seu aparelho de rádio ou pelo site http://www.radioitaipufm.com.br/   Após a Missa haverá Benção dos Ramos estilo “drive-thru” em frente à igreja. Como gesto concreto é pedido para os fieis que se fizerem presentes para a Bênção dos Ramos a levarem 1kg de alimento não perecível, que será encaminhado pelos Vicentinos às famílias assistidas da comunidade.

São João Batista: Haverá missa às 19h00 no sábado e às 8h00 do domingo, transmitidas pelo facebook Rivanildo G. Pereira ou pela página da paróquia. Após a missa do domingo, haverá benção dos ramos de frente à igreja, para as pessoas que passarem em seus carros. Como gesto concreto também é pedido doação de alimentos.

Paróquia São Francisco de Assis: A partir das 8h00 padre Daniel percorrerá as ruas da paróquia abençoando os ramos e as 9h00 haverá celebração da  Santa Missa transmitida pelo facebook.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.