quinta, 28 de março de 2024

Estudantes de escola pública lançam Livro de Poesias, Contos e Crônicas

A Escola Estadual Maria do Carmo Arruda da Silva em Ourinhos é a chave para o incentivo do despertar de talentos joviais

 

Juliana Neves

 

Na quinta-feira, 5, na Escola Estadual Maria do Carmo Arruda da Silva em Ourinhos, foi realizado o evento do livro Poesias, Contos e Crônicas de autoria dos próprios estudantes.

O livro é a realização de um sonho da escola. O objetivo foi incentivar os alunos a acreditarem em sua capacidade pois, com sua escrita, podem evoluir na vida e conseguir abertura de portas e grandes oportunidades profissionais.

O evento iniciou-se com apresentação musical de voz e violão de um pequeno grupo jovem com músicas brasileiras e rock internacional. Em seguida, houve o discurso de uma das organizadoras do livro.

“Eu gosto muito de incentivar a leitura e a escrita, estou sempre incentivando eles a participarem de concursos de crônicas, contos, poesias. Inclusive, já tivemos vários alunos que ganharam prêmios. Para mim é muito gratificante ver o brilho nos olhos deles quando têm um texto publicado ou quando ganham um troféu no concurso. É algo que eu gosto de fazer e faço sempre”, diz Leila Garcia, professora responsável pela sala de leitura.

Leila também ressalva que é importante ajudar estes jovens sonhadores em buscar suas conquistas, para mostrar que, mesmo sendo de escola pública, tudo é possível se ter na vida, o reconhecimento que tanto desejam.

Para a professora, “este livro possui um significado imenso por ter os alunos como protagonistas. Nada melhor do que você concretizar eles como os personagens principais do livro, afinal este era o nosso maior objetivo”, explica Leila.

Emocionada, Ana Angélica Ferrazi, agente de organização escolar, assegura que “os alunos estão muito felizes e animados por participar do livro, acho que é uma oportunidade inédita para a vida deles e pode ser a chave para abertura de novos caminhos”.

O auge do lançamento do livro foi a entrega dos exemplares para cada aluno participante pelas mãos de todos os professores da escola. Alguns, no momento da entrega, até leram suas poesias.

ALUNA PARTICIPANTE – Fabiana Regina Costa da Silva é aluna do sistema de Ensino para Jovens e Adultos (EJA). Ela encara a publicação do livro como um sonho e um impulso para continuar a buscar o seu desejo profissional de ser professora e incentivar a leitura e escrita para seus futuros alunos.

“Participar do livro é uma realização de um sonho de muitas pessoas, porque muitos descobriram o seu dom e desejo de continuar escrevendo, começamos a nos descobrir como pessoa por meio da escrita. Tudo isso começou em uma brincadeira e ano passado a escola foi premiada com poesias de alunos, eu era uma delas. O ano inteiro trabalhamos em cima disto até chegar no lançamento deste livro”, sintetiza Fabiana.

A aluna complementa dizendo que “espera que o livro abre portas para seus amigos e tenham a iniciativa de escrever mais, porque é como se estivesse desabafando em um momento de criação ou invenção. Cada história é única e é lindo ver um pouquinho de cada pessoa neste livro”, finaliza.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.