quinta, 28 de março de 2024

Mais uma criança é internada com suspeita de febre maculosa

A criança está internada na Santa Casa de Ourinhos em estado grave

 

Marcília Estefani

 

Ipaussú registrou esta semana, mais um caso suspeito de febre maculosa. Desta vez, Haroldo Fernandes Marcondes Balieiro, de 8 anos, se encontra em estado grave, internado na UTI da Santa Casa de Ourinhos.

Segundo a mãe do menino, Jéssica Ariadny, eles estiveram no lago há cerca de 15 dias e o menino foi picado por carrapato. Na sexta-feira, 17, ele passou mal e foi levado para a Santa Casa de Ipaussu, medicado e liberado. No sábado novamente no hospital, a mãe informou que Haroldo foi picado, foi feito hemograma, que segundo a médica estava normal, e foi liberado.

Na terça-feira o menino mais uma vez foi levado ao hospital de Ipaussu, onde ficou internado e foi transferido para a Santa Casa de Ourinhos e seu estado é muito grave.

PRIMEIRO CASO EM 2020 – Por volta das 0h da terça-feira, 21, João Gabriel Nunes Martins, que completaria 11 anos de idade, faleceu no hospital de Ipaussú com suspeitas da doença do carrapato. Os casos estão sendo investigados e a Secretaria da Saúde aguarda os resultados de exames pra confirmar a doença.

João Gabriel faleceu próximo das 0h do dia 21, quando completaria 11 anos de idade

No mês de outubro de 2019, o filho do vereador Gelson dos Santos Costa (Ratinho), foi vítima da doença. Thiago dos Santos Costa morreu no dia 3 de outubro, aos 15 anos de idade. Exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz confirmaram o diagnóstico.

DENÚNCIAS – Além da suspeita de negligência, Fabiana Nunes Martins, mãe de João Gabriel, denunciou e mobilizou a população a buscarem pelo afastamento das capivaras que moram no lago municipal de Ipaussú. Os animais são hospedeiros do carrapato estrela, transmissor da “doença do carrapato” ou “febre maculosa”.

Segundo a mulher, na cidade já houve outros casos da doença, e mesmo assim a Prefeitura e o Ibama não autorizam a retirada dos animais daquele local, que é ponto turístico da cidade, frequentado pela população para fins de lazer e pesca.

Lago de Ipaussú abriga capivaras, animais que são hospedeiras do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa

Na tarde da quarta-feira, 22, populares se reuniram para protestar e pedir providências às autoridades competentes, para que afastem os animais daquela área.

ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA – Por sua vez, a assessoria de comunicação da prefeitura informou através de nota que está oferecendo todo o respaldo necessário às famílias e que medidas de combate à febre maculosa estão sendo tomadas em relação ao manejo das capivaras, protocoladas no sistema SIGAM da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e IBAMA.

A nota informa ainda que foi firmado também um convênio com a UNESP de Botucatu-SP, que fará todo o processo de manejo, aguardando só a liberação da Secretaria Estadual para dar início, e que em toda a rede Municipal de Saúde, os profissionais da área estão cientes sobre o procedimento a ser seguido.

A Prefeitura de Ipaussu reitera que a pesca no Lago Municipal CONTINUA PROIBIDA, até segunda ordem. “Foi tomada a providência do “cercamento” de todo o entorno do Lago com a fita zebrada, como uma maneira de reforçar a sinalização, uma vez que somente as placas de advertência sobre os carrapatos e as de proibição de pesca, não estão sendo respeitadas“.

Através do Ofício n ° 05/2020, protocolado hoje junto ao Ministério Público, a Câmara Municipal solicitou intervenção do Ministério Público nas ações para a interdição imediata do Lago Municipal e retirada das capivaras, a fim de agilizar todo esse processo. A Câmara Municipal vem, desde outubro de 2019, solicitando a paralisação das atividades no lago, pulverização do local e retirada das capivaras. Tais soluções foram unânimes em Audiência Pública realizada no dia 31 de Outubro, que contou com a presença de autoridades, especialistas e população em geral.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.