sexta, 29 de março de 2024

Moradores reclamam de caminhões estacionados no Jardim São Silvestre

Os veículos possuem cargas perigosas e são proibidos de estacionar em área residencial e outras localidades

 

Juliana Neves

Moradores do Jardim São Silvestre, bairro próximo ao Fórum em Ourinhos, estão reclamando dos caminhões estacionados na avenida principal. São veículos de transporte de carga perigosa de duas empresas que estão instaladas no próprio bairro, apurou a reportagem.

“Os caminhões estacionados acabam atrapalhando outros veículos que queiram estacionar ali na avenida que dá acesso ao interior do Jardim São Silvestre. Principalmente que agora há um campinho no bairro para o lazer de famílias. Além de criar um acúmulo de restos de combustível na via pública, pois é algo que pode ocasionar algum acidente. Acredito que os caminhões estejam estacionados de modo inadequado, a rua é pública e não um estacionamento”, reclama Murilo Silva, um dos moradores do bairro.

RESOLUÇÃO DE PROIBIÇÃO – A Resolução nº 3.665 de 04 de maio de 2011, uma atualização do Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos, esclarece sobre a proibição de estacionar caminhões desta tipologia em zonas residenciais, áreas densamente povoadas, de grande concentração de pessoas e veículos, de proteção de mananciais, de reservatórios de água, de reservas florestais e ecológicas.

A permissão destes caminhões nos locais citados na resolução, é somente autorizado perante uma situação emergencial, como uma parada técnica, falha mecânica ou algum acidente.

Para isso, é preciso que o veículo esteja sinalizado e sob a vigilância do motorista, exceto em situação que haja a necessidade de ir atrás de algum pedido de socorro, atendimento médico ou atitude comunicativa com terceiros.

OUTRO LADO – Conversamos com o proprietário de umas das frotas localizadas no bairro. Ele preferiu não gravar entrevista, mas informou que está ciente das reclamações dos moradores que até chegaram a fazer um abaixo assinado recentemente.

Mas ele acredita estar regularizado perante lei municipal e que seus caminhões não atrapalham em nenhum sentido os moradores do local, somente estão embelezando o bairro.

A reportagem não localizou o responsável da outra empresa que também deixa diversos caminhões estacionados irregularmente no bairro.

DE ACORDO COM A LEI – Conversamos com outro empresário que também tem caminhões de transporte em bairro próximo. Ele afirmou que possui um pátio próprio para alocar seus caminhões, que cada empresário deste ramo deve procurar espaços para obter o próprio estacionamento e cumprir com a lei de proibição. Que considera, assim, uma atitude responsável e de respeito com os munícipes.

FISCALIZAÇÃO – Felipe Chamorro, secretário de comunicação da prefeitura de Ourinhos, informou em nota que “a Prefeitura tem Decreto próprio que trata do assunto, o Decreto 6078, de 29 de julho de 2011. Fiscalizações são realizadas periodicamente, em especial quando há denúncia da população. No caso apresentado pelo Jornal, não há qualquer denúncia registrada no Setor de Fiscalização. Mas diante do exposto pela reportagem, buscaremos apoio junto a Polícia Militar (conforme rege o Decreto) para realização de ação”.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.