quinta, 09 de abril de 2020

MAX. º MIM. º
TEMPO:

Você sabia que em Ourinhos existe coleta seletiva de lixo eletrônico?

A Recicla Ourinhos é habilitada para recolher todo tipo de lixo eletrônico inclusive linha branca

 

Marcília Estefani

 

A falta de conscientização das pessoas em relação ao descarte ideal do lixo tem se tornado um grande problema ambiental e que pode também afetar a saúde das pessoas. O lixo eletrônico por exemplo, pode causar câncer e muitas outras doenças, devido à predominância de metais pesados em sua composição, além de contaminar o solo e os rios.

Reinaldo Diana perdeu contato com a pessoa que retirava em sua empresa o lixo eletrônico e desconhecia o trabalho do Recicla Ourinhos

 

O QUE É LIXO ELETRÔNICO? – É todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. A categoria inclui produtos da linha branca, como refrigeradores, máquinas de lavar e microondas, além de aparelhos eletrônicos como televisores, computadores, telefones celulares, tablets, drones, pilhas, baterias, cartuchos e tonners.

Em Ourinhos, o lixo eletrônico pode ter a destinação correta, porém poucos têm o conhecimento de como fazer ou onde levar.

Empresário ourinhense revende à empresa de fora que recolhe o material e dá o devido destino

 

EMPRESA DE FORA COLETA – Sr. Carlos Alberto Pastrello, proprietário de empresa do ramo de informática em Ourinhos, contou que tem parceria com uma empresa que compra estes materiais e revende para empresas que reciclam. “São compradores que passam comprando de outras cidades e vendem para empresas maiores que compram deles e estes vendem para empresas finais que reciclam. Ourinhos não tem empresas que reciclam este tipo de material”.

“Uma pilha ou uma bateria de nobreak jogada em qualquer lugar pode contaminar o lençol freático com chumbo, e aí ele volta na água que bebemos, isso é gravíssimo para a saúde”

 

O empresário tem um espaço em sua loja, onde guarda os aparelhos descartados e afirma que se preocupa muito com a destinação correta dos mesmos. “Uma pilha ou uma bateria de nobreak jogada em qualquer lugar pode contaminar o lençol freático com chumbo, e aí ele volta na água que bebemos, isso é gravíssimo para a saúde”.

Em matéria em nosso site (www.negociao.com.br), o empresário esclarece tudo sobre o que pode ser reutilizado e os perigos do descarte irregular destes materiais na natureza.

 

DEVOLVE AO FABRICANTE – Luiz Paulo Ziglio, também estabelecido em Ourinhos, afirma que devolve seus resíduos para os fabricantes, que já tem também a destinação correta.

 

DESCONHECIMENTO – Reinaldo Diana, profissional na área de informática, declarou à reportagem que ultimamente seu lixo eletrônico está estocado em sua oficina de trabalho. “Antes tinha uma pessoa que passava recolhendo, depois perdi contato e fui guardando tudo aqui. Eu não tinha conhecimento se a empresa que faz a coleta de lixo reciclável na cidade está habilitada para recolher todo este resíduo”, declarou.

A Cooperativa é sim habilitada para recolher todo tipo de lixo eletrônico, inclusive TVs, geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas e que, inclusive, possuem Certificado de Destinação Final

 

PREFEITURA – A assessoria de comunicação da prefeitura declarou que o lixo eletrônico é de responsabilidade das empresas que vendem esses produtos, mesmo assim no contrato com o Recicla Ourinhos prevê recolhimento desse tipo de material, já que são recicláveis e tem bom valor de venda para eles.

 

RECICLA OURINHOS – Em contato com a Recicla Ourinhos, fomos informados que a Cooperativa é sim habilitada para recolher todo tipo de lixo eletrônico, inclusive TVs, geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas e que, inclusive, possuem Certificado de Destinação Final.

Para fazer o descarte, basta entrar em contato com a Recicla Ourinhos, pelo fone (14) 3325-1644, que será agendado dia e horário para a retirada do material, que é levado para a sede da Recicla, separado e enviado para o destino correto.

© 1990 - 2019 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.