sexta, 29 de março de 2024

Conheça Criativo, a primeira escola com Pedagogia Europeia em Ourinhos

 A Criativo Espaço Educacional Infantil busca fazer com que a criança seja mais independente

 

Juliana Neves

 

No segundo semestre de 2019 foi inaugurada em Ourinhos a Escola Criativo Espaço Educacional Infantil, que atende do berçário até a pré escola, idade de 0 a 5 anos. Surgiu com uma proposta inovadora de ensino para o município. O seu diferencial é a pedagogia europeia de maior referência mundial na Educação Infantil de tendência Reggio Emilia.

Segundo a professora Priscila Pires, o maior objetivo da escola é ajudar a criança no desenvolvimento integral, desde a parte cognitiva, emocional e até a física. “O nosso principal propósito é fazer com que a criança seja independente. Nossa pedagogia é inspirada em uma cidade italiana, que surgiu após a guerra mundial. A comunidade ficou sem escola, um professor tomou a frente e criou um espaço de educação para os pequeninos. Desta maneira, ele buscou inspirações em outros educadores e temos estas influências em nossa escola, por exemplo, o uso de móveis na altura de nossos alunos para estimular a independência”, explica a professora.

Ainda, de acordo com Priscila, esta pedagogia é conhecida como a da escuta, pois toda criança traz consigo um conhecimento e no momento de atividades lúdicas estas informações vão aparecendo.

A partir disto é que se iniciam projetos educacionais e o auxílio na alfabetização. Isto é, por meio de brincadeiras e atividades é que vão explorando com as crianças os números, letras, formas, cores que são as prioridades da educação infantil.

LIBERDADE – Com esta pedagogia, “as crianças ficam mais à vontade para aprender, não é algo forçado que nós impomos, ela fica livre para buscar o seu aprendizado’, garante a professora Priscila Barbosa.

Neste sentido, o professor é apenas um mediador da educação e não o centro, pois o conhecimento a criança irá buscar, ela é a protagonista deste processo de adquirir novos aprendizados e experiências.

SEM APOSTILAS – Apesar de não ser apostilado, isso não significa que seja um sistema de ensino sem razão, pelo contrário. Há objetivos e metas a serem seguidos a partir de um processo de aprendizagem.

A criança adquire conhecimento de forma mais natural e mais fácil através da principal atividade que ela precisa viver até os seis anos de idade, que é a situação de brincar.

POUCO CONHECIDO – O que se percebe na cidade é um pouco de desconhecimento na novidade proposta pela escola. Muitos pais ainda perguntam como funciona e se não há mesmo a presença de apostilas. “Explicamos que não é nada forçado, é algo diferenciado para estimular a criança naturalmente. O nome da nossa escola já diz tudo, é estimular a criatividade. O que constatamos é uma curiosidade e insegurança por parte dos pais, mas já tivemos um resultado gratificante na evolução das crianças que já estão aqui conosco”, fomenta a professora Pires.

FUTURO – Para o futuro, a pretensão é aumentar a quantidade de alunos na escola, consequentemente, a criação de um ateliê, pois a pedagogia europeia incentiva o uso de arte em vários momentos de alfabetização.

DESAFIOS – “É um grande desafio trabalharmos com algo novo, mas o que vai diferenciar o humano no seu futuro, não é somente o conhecimento, mas também é a criatividade e a inteligência emocional que é o que a nossa escola desenvolve nas crianças. Não trabalhamos com materiais e nem brinquedos convencionais, mas é brincando que ela vai aprender e isso evita que ela tenha complexos de inferioridade. E no método de escuta é justamente enxergar a necessidade da criança e ela aprender no seu tempo individualmente”, finaliza Mércia Malaspina, proprietária da Criativo.

OPINIÃO DOS PAIS – “A Escola Criativo, além ter desenvolvido meu filho de modo muito considerável, oferece para nossas crianças muito amor, carinho e segurança. E encanta os pais com a beleza de detalhes que a escola possui. Sou feliz e agradecida pelo Théo estar tão bem amparado”, diz Ana Paula, mãe de um dos pequenos.

“Eu tive que colocar o meu filho antes do que planejei e isso foi difícil para mim. Mas a escola e as professoras foram maravilhosas comigo e foi um momento de transição melhor do que imaginei. E lá o meu filho é tão bem tratado que, às vezes, acho que tratam melhor do que eu. A metodologia é fantástica e permite que elas olhem para o meu filho de forma singular. As professoras trabalham com ele o que é mais de especial nele, por isso o Max está evoluindo muito e faz coisas que crianças da idade dele normalmente demoram para ter tal atitude. Eu indico a escola, porque elas trabalham com seriedade. As mães deveriam conhecer e analisar esta escola de proposta diferente que vai potencializar o que o nosso filho tem de melhor”, conclui Mariana Vita, mãe de aluno, que se diz apaixonada pela Criativo.

ONDE ESTAMOS? – A Escola Criativo Espaço Educacional Infantil está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 536, Jardim Matilde, em Ourinhos. Telefone para informações (14) 99706-8070.

 

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.