sexta, 29 de março de 2024

Fogos de artifícios causam estresse e medo em animais

Saiba o que fazer na noite de virada de ano para proteger o seu animalzinho

 

Juliana Neves

 

Com a aproximação da ceia do Réveillon muitas pessoas esperam que ao dar meia-noite alguém estoure fogos de artifícios em comemoração à chegada do próximo ano. Porém, os fogos são muito barulhentos que causam terror em animais, idosos, crianças, enfermos, entre outros.

Para isso, conversamos com o veterinário Otávio dos Santos para entender todo este mal que os fogos proporcionam aos animais. Segundo o médico, os fogos são tão ruins por atingir a audição do animal, pois ela é mais alta que a do humano e por isso causa medo e estresse.

Ainda ressalva que “com o aumento do estresse e do medo podem surgir fugas involuntárias ou sem pestanejar se atiram em lugares que podem ser cortantes ou pontiagudos”, diz o veterinário.

DICA – Nesse sentido, é importante que na noite da virada que o animal não fique sozinho, colocar algodão no ouvido e ligar um som alto, isto é, fazer de tudo para que o pet não perceba os barulhos dos fogos.

MEDICAMETNOS – O veterinário afirma que há alguns remédios sedativos, “mas não é aconselhado para qualquer animal, os animais teriam que passar pelo médico veterinário para uma avaliação para estudar se estão aptos aos sedativos, além dos florais e remédios de flores e frutas que podem ajudar”, finaliza.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.