sexta, 19 de abril de 2024

Governo do Estado anuncia criação do primeiro espaço imersivo da América Latina

O Governador João Doria e o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão anunciaram nesta sexta-feira (5), a criação do primeiro espaço totalmente imersivo da América Latina. Gerido pelo Museu da Imagem e do Som, o MIS Imersão será construído em um espaço de dois mil metros quadrados, em parceria com a TV Cultura, com previsão de inauguração em outubro de 2019. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa após a reunião de secretariado, onde Marcos Mendonça foi declarado como o novo Diretor-geral do MIS.

“O Museu da Imagem e do Som passa a partir de agora ter uma nova dinâmica, seguindo uma trajetória de evolução no tempo e no espaço, incorporando uma extraordinária experiência do Marcos Mendonça a frente de todos os organismos que ele comandou, presidiu e dirigiu ao longo dos últimos quarenta anos”, comentou o Governador João Doria.

Inspirado no Ateliê des Lumière, de Paris, o local terá sistema de projeção formado por 150 projetores. As exposições vão permitir total imersão e interatividade, gerando uma experiência nova, atraente e educativa, com informações sensoriais que auxiliam no entendimento das obras.

“É um desafio que eu encaro com muito otimismo e alegria. Nós estamos vivendo o mundo da imagem, o mundo do som, e o museu é exatamente isso: o Museu da Imagem e do Som. Em consonância com o que acontece no mundo, ele pode estar desenvolvendo uma série de ações. Ele já vem desenvolvendo ações muito positivas, mas ele pode desenvolver ações mais fortes, que podem ganhar uma outra dimensão. O MIS tem que se espalhar no Estado de São Paulo”, declarou Marcos Mendonça.

A nova gestão do MIS terá a missão de levar exposições para outras regiões da capital e todas as regiões administrativas do estado, que será o MIS Popular, ampliando o acesso das pessoas em exposições itinerantes, ou até mesmo em exposições virtuais, podendo ser expostas em todo país. O MIS também irá trabalhar com outras áreas do governo, para oferecer cursos de animação e fotografia, por exemplo. “Se há um mercado que é enorme nesse país e que o mundo está aberto para ele é o da animação. Isso pode gerar uma quantidade enormes de empregos”, destacou Mendonça.

Exposição Leonardo da Vinci – 500 anos

O MIS Imersão será inaugurado com a exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos”, atualmente em exibição no Canadá e nos Estados Unidos. A mostra apresenta uma experiência imersiva multissensorial de 45 minutos, com seções sobre réplicas de arte renascentistas do artista italiano, seus esboços anatômicos, máquinas inventadas a partir de seu conhecimento, animação em tamanho real da obra A Última Ceia e manuscritos de sua vida profissional. Os recursos para a exposição serão captados via Lei Rouanet e ProAC ICMS.

“Política Cultural ela deve ter impacto no desenvolvimento humano, no desenvolvimento econômico, no desenvolvimento social, e portanto também é uma política de educação, de segurança pública e de saúde, porque repercute de maneira integrada em todas essas áreas”, comentou o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. “O MIS ganhará um novo equipamento que será inaugurado em outubro”, disse.

O MIS Imersão será construído em um espaço de dois mil metros quadrados, com pé direito de 10 metros, onde hoje funciona a marcenaria da TV Cultura.

Nova gestão do MIS

Anunciado oficialmente na coletiva como o novo Diretor-geral do MIS, Marcos Mendonça, ex-presidente da Fundação Padre Anchieta, terá como uma de suas missões, renovar e ampliar o museu. Além da criação do MIS Imersão, entre suas metas estão dobrar a visitação do Museu da Imagem e do Som, de 450 mil para 900 mil visitantes por ano; duplicar o número de Pontos MIS – programa que leva oficinas, bate-papos e sessões de filmes para municípios do Estado; e instituir três novas programações: o Circuito MIS, com circulação de exposições a todas as regiões do Estado; o MIS Volante, caminhões com palco que vão levar espetáculos e projeções para o interior; e o Hub MIS, programa de estímulo a produção de animações e games nacionais

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.