terça, 19 de março de 2024

SENAI Ourinhos capacita e inova o mercado de trabalho de toda a região

Há um ano como diretor da unidade de Ourinhos, o Professor Wilson Chiari detalha as atividades de 2019 e as perspectivas para o próximo ano

 

O SENAI Ourinhos conta com linhas de serviços educacionais de Aprendizagem Industrial, curso técnico e cursos de formação inicial e continuada. Tais linhas visam estabelecer uma relação tecnológica com o mercado de trabalho, a qualificação e aperfeiçoamento dos trabalhadores para atuarem em diversos segmentos do mercado, como a indústria, serviços e como dono do próprio negócio e favorecem o empreendedorismo. Tudo isso atrelado às novas tecnologias, que fazem com que os trabalhadores sigam rumo a Indústria 4.0.

CURSOS EM 2019 – Neste ano, o SENAI Ourinhos ofertou diversos cursos nas áreas de alimentos e bebidas, automação, automobilística, construção civil, tecnologia educacional, eletricidade, eletrônica, energia, gestão industrial, gestão de recursos humanos, gestão de marketing, logística, metalmecânica, refrigeração e climatização, saúde e segurança no trabalho, tecnologia da informação e têxtil e vestuário.

CAPACITAÇÃO E PARCERIAS – Apenas neste ano o SENAI Ourinhos formou mais de 3.000 pessoas e tem mantido parcerias com diversas empresas nos cursos de aprendizagem industrial nas áreas de metalmecânica, metalurgia, vestuário, eletroeletrônica, alimentos, madeira, mobiliário e automobilística como Rumo ALL, Extech-link, Correios, Sabesp, Alliance, Fertilizantes Heringer, Tecnal, Arameficio Chavantes, Injex, Zanuto, Beguetto, Cerâmica Santa Barbara e Colchões Castor.

Também neste ano foram iniciados dois cursos de aprendizagem industrial: o de operador de processos da indústria de alimentos e mecânico de manutenção de máquinas agrícolas e veículos pesados, em parceria com a Marvi e Usina São Luiz.

“Hoje o SENAI conta com cerca de 140 aprendizes atuando na indústria. Muitos destes alunos ao terminarem os cursos são contratados pelas empresas e isso têm atraído os empresários, pois fomenta a qualificação no quadro de funcionários”, complementa o diretor Wilson Chiari.

Nos cursos de formação inicial e continuada, o SENAI trouxe algumas novidades, como o curso de instalador de condicionador de ar tipo Split e Impressora 3D, além de outros cursos já instalados na unidade que formam mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.

NOVO CURSO PARA 2020 – Para o próximo ano o SENAI Ourinhos traz o curso de instalador de sistemas de energia solar fotovoltaica como novidade, que visa capacitar profissionais na área de energia, um dos setores que mais cresce no Brasil.

CURSOS SOB MEDIDA – Além disso o SENAI realiza cursos em atendimento às empresas de vários segmentos, com os cursos sob medida, que podem ser realizados nas dependências da empresa, em unidade móveis do SENAI-SP e na própria escola do SENAI.

Esta iniciativa tem trazido bons resultados às empresas, pois os cursos são montados para cada necessidade, trazendo diversos benefícios e resultados para o empregado e empregador.

MISSÃO – A nossa missão é promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira.

VISÃO – E a nossa visão é consolidar-se como a instituição líder nacional em educação profissional e tecnológica e ser reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria brasileira, atuando com padrão internacional de excelência.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.