quinta, 28 de março de 2024

Unimed Ourinhos faz backup 3 em 1 com opção de recuperação de desastres em nuvem com a 2CLOUD

Da redação

A Unimed Ourinhos contratou as soluções e serviços de backup DR (Disaster Recovery), gerenciados pela 2CLOUD, com toda camada extra de segurança, monitoramento e suporte entregue pelos especialistas da empresa, que tem sede em Porto Alegre e atuação nacional focada em cloud computing nível Premium. O ambiente é voltado à gestão de dados, redes e sistemas referentes à abrangente estrutura da Unimed Ourinhos, que, além da carteira de plano de saúdegerem várias farmácias e um hospital.

De acordo com Ricardo Nascimento, Coordenador de TI da Unimed Ourinhos, após a contratação da 2CLOUD, toda essa informação passou a ter cópias de segurança em nuvem e a contar com segurança para acompanhar o crescimento do negócio e as rápidas mudanças tecnológicas na medicina, que envolvem enorme processamento de dados.

O gestor destaca, ainda, que a Unimed Ourinhos viu a necessidade de ter uma cópia de segurança em nuvem, gerenciada e monitorada por especialistas. Por isso, aderiu a 2CLOUD. “Depois de fechar a parceria com a 2CLOUD, nós ficamos muito mais tranquilos por saber que nossos dados compilados e informações produzidas e coletadas durante todo o dia de trabalho e atendimento, são copiados de forma automática para nuvem”, afirma Nascimento.

Como uma unidade do plano de saúde que é líder de mercado e top of mind no Brasil, a Unimed Ourinhos precisa estar atenta à velocidade de inovação em tecnologias, visando estar sempre à frente, oferecendo diferenciais e benefícios a seus atendidos. E, segundo o Coordenador de TI, a empresa viu na computação em nuvem essa resposta. “A solução ainda tem o benefício de podermos contar com um backup local, na infraestrutura interna da Unimed, e contar com a opção DR, que, em caso de desastre, nos fornece um ambiente pronto em nuvem para não parar as operações”, destaca Nascimento. “Após a normalização da infraestrutura, poderíamos trazer toda operação para a Unimed novamente”, complementa.

Conforme explica o CEO da 2Cloud, Gabriel Goltz, a janela de duração do backup dura cerca de 7 horas, sendo que todas alterações das últimas 24 horas ficam resguardadas em nuvem. O tamanho total da estrutura de servidores (que incluem servidores físicos, VMs Hyper-V e VMs VMware) é de 2 Terabytes de dados, na qual foram comprimidas mais de 50% das informações, o que torna o backup mais ágil. Além disso, foi utilizado o Veeam Availability Console para gerenciamento de dois agentes for Windows stand alone, bem como o Veeam Backup Server. “Ou seja, entregamos ainda mais tranquilidade para nosso cliente, tornando possível que ele acompanhe remotamente o status da sua infraestrutura, e como está performando a rotina de backup contrato”, destaca Goltz.

A prevenção da segurança da informação é um dos processos mais críticos e importantes para a manutenção dos serviços da Unimed, em qualquer uma de suas unidades, visto que o código de conduta e ética da organização prevê total integridade no trato das informações (compliance), em um universo que engloba desde funcionários administrativos, até médicos e pacientes.

“Toda essa rotina de segurança foi previamente pensada e mapeada desde a primeira versão da migração. Tudo aconteceu de forma bastante simples devido ao companhamento dos profissionais da 2CLOUD e todo atendimento aproximado e simples que nos foi entregue. Assim, juntos seguimos salvando vidas”, declara Nascimento.

“Utilizando o recurso de Cloud Connect, nós conseguimos, de maneira rápida e segura, estabelecer a comunicação do cliente com o data center, sem necessitar de conexões VPN. Isto facilitou muito a implementação no ambiente da Unimed Ourinhos”, complementa Bruno Hoffmann, coordenador de TI na 2CLOUD. A Unimed Ourinhos é Integrante da rede Unimed, maior sistema cooperativo de saúde do mundo, contando com 18 milhões de usuários no Brasil, aos quais fornece serviços de excelência para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico. Apenas em 2018, o faturamento da rede passou a casa dos R$ 64 bilhões, com market share de 37% no setor nacional de convênios médicos.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.