domingo, 06 de julho de 2025
Publicado em 26 maio 2017 - 12:33:19
Rose Pimentel Mader
As FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos) sediaram, nos dias 10, 11 e 12 de maio, o I Encontro de Educação e VIII Semana das Licenciaturas. O evento que teve como tema “Tempos e Espaços na Educação: Práticas Pedagógicas, Formação do Professor e Trabalho Docente na Contemporaneidade”, foi uma iniciativa dos cursos de Pedagogia, Artes Visuais e Ciências Biológicas, coordenados, respectivamente, pelas professoras doutoras Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Ana Luiza Bernardo Guimarães e professora doutoranda Yvana Cristina Tenório de Brito, com o apoio do diretor Bianor Costa Freire Colchesqui.
O Encontro que aconteceu no Anfiteatro Irmãos Quagliato e em salas de aula da Central IV foi dirigido aos alunos das FIO e aberto também a estudantes de outras instituições, professores da rede pública e privada e profissionais de áreas afins.
A abertura realizada na noite do dia 10, no anfiteatro, que teve a participação das coordenadoras das Licenciaturas e da comunidade acadêmica foi marcada por uma apresentação cultural.
A palestra magna da noite teve como tema “Ambientes e Espaços Escolares na Formação de Professores: Dimensões Pedagógicas” e foi proferida pela professora dra. Ana Paula Cordeiro, da UNESP de Marília, e a mediadora foi a coordenadora de Pedagogia professora Flávia Murbach de Barros.
No dia 11, foi realizada mesa redonda que versou sobre o tema: “As licenciaturas, o espaço do professor e seus atravessamentos na formação docente”. Compuseram a mesa de trabalhos as professoras doutoras Flávia Murbach de Barros, Ana Luiza Guimarães e professora mestre Marisa Salina Cassalate. A mediadora foi a professora doutora Rosemary Trabold Nicácio.
Na noite de 12 de maio foram realizados vários mini cursos nas salas de aula do Bloco IV:
Cultura Visual, cinema e escola: articulações e práticas possíveis, com a professora doutora Priscila Miraz F. Grecco, proporcionando reflexões acerca da cultura visual; o cinema e os discursos visuais; o cinema como produto/produtor da cultural visual e como articulador de práticas pedagógicas.
Desenhando histórias de vidas, com a professora mestranda Charlotte Louise V. Zimmerman, destacando a materialização da poética das obras de arte de cunho autobiográfico. Trajetória das obras de Charlotte Salomon. A intencionalidade da obra autobiográfica e as pretensões na busca de materiais alternativos para a sua concretização e experimentação.
Monotipia em Camisetas, com a professora mestre Sylvia Rodrigues e alunos monitores, trabalhando a técnica de impressão direta com monotipia em camisetas.
Corpo, gênero e sexualidade: nas tramas da cultura e educação, com a professora mestre Narda Helena Jorosky que tratou do conceito de gênero e sexualidade. O corpo e as relações sociais. Identidade e diferença. A cultura escolar e o gênero. A sexualidade na infância. A cultura no corpo e o corpo na cultura.
Introdução aos princípios elementares do comportamento: filosofia, ciência e aplicação, com o professor mestrando Gabriel Tada Bertelli que destacou os fundamentos filosóficos da ciência do comportamento humano. Métodos e maneiras de atuação no ambiente escolar.
Tecnologias na sala de aula – Construindo Objetos de aprendizagem usando o Microsoft Power Point 2010, com o professor Marcelo Silveira que abordou conceitos de tecnologia em sala de aula. Como montar um roteiro para o objeto assim como mapa navegacional. Ferramentas de animação do power point como instrumento de aprendizagem.
Biologia e o ambiente, com o professor Arthur Berbel Lirio Rondina.
Áudio-descrição: Imagens e Palavras, com o professor doutor Gilson Aparecido Castadelli, focalizando a áudio-descrição no campo da tradução visual. Panorama geral da áudio-descrição; fundamentos e suas aplicações à Educação e suas potencialidades na ampliação do acesso à cultura por pessoas com deficiência visual. As diferentes funções dentro da equipe de profissionais de áudio-descrição. A áudio-descrição em diferentes ambientes culturais, tais como cinema, teatro, espetáculos de dança, eventos ao vivo e de imagens estáticas e as intersecções dentro da Educação em diferentes níveis de formação.
Introdução à Libras – Língua brasileira de sinais com a professora Aline Cristina Prado de Lima – Intérprete de Libras que abordou as diferentes línguas de sinais, e organização linguística da LIBRAS para usos informais e cotidianos: vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica; a expressão corporal como elemento linguístico. Estudo de nível básico dos sinais na prática.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.