terça, 14 de janeiro de 2025

Hérnias de Disco – Entenda o que é e como evitá-la!

Publicado em 02 jun 2017 - 12:06:59

           

Da redação

Ao contrário do que se imagina, as hérnias de discos não são particularidades de pessoas idosas. Atualmente muitos jovens apresentam o problema e qualquer pessoa está propensa a adquiri-lo. O melhor remédio? Prevenção, fortalecimento!

Para nos fazer entender um pouco mais sobre esta questão, Juliano Pereira do Nascimento, Personal Trainer (Fisiologista e Biomecânico) proprietário do CEAFFS – Academia e Fisioterapia Supervisionada, explica que quando os discos de cartilagem que ficam entre as vértebras apresentam processo de desgaste, dizemos que existe uma discopatia. Esse desgaste pode ocorrer em toda a coluna vertebral e é determinado pela natureza das pessoas, e os esforços da vida diária. Pessoas jovens podem apresentar discopatia e pessoas idosas podem não ter o problema, embora o mais comum seja que os desgastes apareçam na terceira ou quarta década de vida e piorem com o envelhecimento.

Durante nossa vida a maior parte dos movimentos relacionados a coluna vertebral são com flexão de coluna (inclinações para frente). Sendo assim, o tempo todo empurramos no núcleo do disco para a parte posterior do anel fibroso aumentando as chances de protusões discais e hérnias de disco.

Com o processo de desgaste, o disco intervertebral perde altura e aumenta os seus diâmetros horizontais, caracterizando uma protusão discal. Com isso ocorre instabilidade da coluna vertebral, com sobrecarga dos ligamentos e dor. A dor da coluna costuma gerar reflexos de contratura muscular dolorosa e muitas vezes é sentida à distância: a coluna cervical pode gerar dor nos ombros e a coluna lombar pode produzir dor nos quadris. As protusões discais também podem irritar raízes nervosas que saem da coluna, produzindo dores nos braços e pernas: cervicobraquialgia e lombociatalgia. 

Quando o disco, além de gasto apresenta ruptura de sua estrutura periférica, pode ocorrer o extravasamento do seu núcleo gelatinoso, o que recebe o nome de hérnia de disco. As irritações nervosas são mais graves quando produzidas por uma hérnia e menos graves quando a causa é uma protusão discal.

Quando as pessoas apresentam protusões discais, ficam mais suscetíveis às hérnias, que costumam ser produzidas por movimentos de mal jeito como torções de coluna ou inclinações laterais. Esforços grandes com o corpo em posição anatomicamente confortável não costumam ser relacionados com hérnias de disco. Esse é o caso dos exercícios de musculação.

Pessoas com discopatia ficam mais protegidas quando a musculatura é forte e as dores posturais costumam melhorar, razão pela qual a musculação costuma ser indicada nos casos de discopatia. Atletas não estão livres de apresentar essa condição. A prática da musculação na presença de discopatia exige que os exercícios sejam selecionados em função do conforto, mesmo no caso de atletas. Além de selecionar os exercícios, as amplitudes de movimento e as cargas também devem ser selecionadas em função do conforto. Cerca de 90% dos casos não necessitam de operação.

O CEAFFS está localizado à Rua Silva Jardim, 878 em Ourinhos e o Juliano e sua equipe terão o maior prazer em atender a quem quiser ou necessitar entender melhor sobre as Hérnias de Disco. “Tire suas dúvidas, você pode mandar um email, mandar mensagem pelo facebook, ou ligar para a gente! Estamos aqui para te ajudar!” finaliza o profissional.

julianoceaffs@gmail.com/http://www.academiasupervisionada.com.br/Fone (14) 3324-9288

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.