sábado, 30 de agosto de 2025
Publicado em 21 set 2017 - 05:22:53
Da redação
O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, celebrado em 21 de setembro, foi instituído em 1994, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância da participação de familiares e amigos nos cuidados dispensados aos portadores da doença.
O Alzheimer é uma patologia do cérebro de causa desconhecida, que afeta principalmente as funções intelectuais, como a compreensão, o pensamento e a memória, com o agravamento progressivo, lento e irreversível.
A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) estima que, no Brasil, 1,2 milhão de pessoas possui a doença, sendo em sua maioria idosos e menos da metade dos casos foi diagnosticada. Isso acontece porque muitas vezes os sintomas são confundidos com o envelhecimento normal.
Um dos primeiros sinais do Alzheimer é a perda de memória, que pode ser seguido pela dificuldade em reconhecer parentes e se expressar verbalmente ou pela escrita, por causa do esquecimento das palavras. Diante dos primeiros sintomas, é necessário procurar um médico e/ou serviços de saúde especializados para diagnosticar a doença. Por não ter cura, a doença diagnosticada no estágio inicial, favorece o tratamento para evitar o seu avanço.
É importante ressaltar que a Demência e o Alzheimer são doenças diferentes, apesar de serem semelhantes em alguns pontos. De acordo com a Abraz, a demência é uma doença mental caracterizada por prejuízo cognitivo, mudanças no comportamento ou na personalidade, que pode ser causada por diversos motivos, entre eles a Doença de Alzheimer.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.