quinta, 02 de janeiro de 2025

EDITORIAL: Prefeito x Deputado, a quem interessa esse embate?

Publicado em 09 abr 2018 - 01:43:46

           

Da redação

Já não é de hoje que, assim como toda a população, o Jornal Negocião assiste a divergência pública entre o prefeito de Ourinhos Lucas Pocay e o deputado federal Capitão Augusto.

É fato que na eleição municipal passada, que deu vitória esmagadora a Lucas, Capitão Augusto esteve no palanque do opositor, o ex-prefeito Toshio Misato, defendendo seu nome como sendo na sua opinião o melhor para Ourinhos naquela eleição.

Isso, certamente, foi a origem da discórdia que agora coloca prefeito e deputado seguindo com seus mandatos mas sem somarem forças em prol da cidade.

Da parte do deputado federal Capitão Augusto, que não esteve ainda na prefeitura depois que Lucas assumiu, alegando que não vai à casa de ninguém sem ser convidado, percebe-se disposição em canalizar recursos para o município através de suas emendas parlamentares impositivas, a despeito do notório conflito.

Conforme noticiado pelo Negocião em sua última edição, planilha contendo todas as emendas já enviadas pelo deputado para Ourinhos comprovam a destinação até agora de R$ 11.734.143,74, sendo a maior parte delas autorizadas e quase metade do valor já pagos à prefeitura ou entidades beneficiadas.

Algumas delas tiveram somente parte dos seus valores totais pagos porque o repasse é feito pelo Governo Federal em parcelas, conforme as obras ou aquisições dos bens, objeto das emendas, vão sendo realizadas.

Da parte do prefeito, que diz a interlocutores e até à nossa reportagem “em off” que “está de portas abertas a qualquer deputado”, é evidente o distanciamento em relação ao Capitão Augusto desde o início do seu mandato, quando valoriza em várias falas suas o nome do deputado federal Walter Ihoshi, que é de fora mas que pertence ao seu partido, o PSD.

Não bastasse isso, em cerimônias públicas em que ambos estão sobre o mesmo palanque, como aconteceu na inauguração da Unesp e, mais recentemente, na abertura das obras da rodovia Raposo Tavares, como nossa reportagem flagrou, cargos de confiança da Prefeitura vaiam e agridem verbalmente o deputado de Ourinhos.

Na mesma linha, um dos secretários do prefeito mantém campanha difamatória explícita contra o deputado ourinhense, publicando matérias em seu site com adjetivações pejorativas, notícias mal explicadas dando a entender que o parlamentar não atende ao município, entre outros tipos de ataques, quando se sabe que as emendas do Capitão estão sendo enviadas, sim, à cidade.

Analistas avaliam que a rusga entre prefeito e deputado não provém apenas de retaliação da parte de Lucas por não ter recebido apoio do Capitão em sua eleição. Tampouco, como que se comenta informalmente nos bastidores, que seria pelo deputado ter mencionado a família do prefeito de forma pejorativa em comício e rede social.

Muitos acreditam que o fato que os afasta, na verdade, é que nas eleições municipais de 2020, Capitão Augusto representa a única força política contrária atualmente com força para impedir a reeleição do atual prefeito, principalmente se o deputado se reeleger para mais quatro anos em outubro próximo para a Câmara Federal.

O Negocião é um órgão de imprensa e, como tal, busca levar os fatos para que seus leitores façam suas análises e tirem suas conclusões. Mas é também formado por cidadãos ourinhenses que querem o melhor para a cidade.

Entendemos que a sintonia entre prefeito e deputado só contribuiria com a cidade, sobretudo com a capacidade que um deputado federal tem de direcionar recursos numa proporção que através de parlamentares de fora jamais conseguiria.

E não é só isso, vimos a diferença que faz termos um deputado federal à frente de questões importantes como no caso do credenciamento do SUS para o serviço de Oncologia da Santa Casa, na briga contra o pedágio de Jacarezinho e na manutenção dos serviços da Guarda Mirim, entre outros.

De outro lado, temos um prefeito jovem, com muita lenha para queimar, ótimas ideias e muitos projetos novos para realizar em nossa cidade. Que já fez muito em pouco mais de um ano de mandato em diversas áreas na cidade com o Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança e outras.

Acreditamos que a soma dessas duas forças daria a Ourinhos uma condição especial para avançar em vários setores.

Então, perguntamos: a quem interessa de fato essa briga?

Apenas uma sugestão, mas que pensamos seria o ideal para nossa cidade e toda a região: que tal os dois acharem um nome de Ourinhos em comum e apoiarem para deputado estadual nas próximas eleições?

Fica a dica.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.