sexta, 04 de julho de 2025
Publicado em 02 nov 2021 - 20:17:27
Esse exame, diferente de outros testes para SARS-CoV-2, tem uma alta correlação com o período de transmissão do vírus
Rose Pimentel Mader
Os alunos do sexto termo do Curso de Biomedicina do Centro Universitário UNIFIO, sob a coordenação dos professores biomédicos Dr. Luciano Gatti (coordenador do Curso), Dr. Gabriel Vitor da Silva (supervisor de estágio) e Dr. Lucas Rasmussen (docente do estágio e biologista molecular) promoveram uma ação de extensão na instituição, realizando a testagem dos professores para a COVID-19.
De acordo com o coordenador do Curso, professor Dr. Luciano Gatti, a iniciativa é de extrema importância não só para a instituição, como forma de rastreio e segurança dos docentes, mas também para os alunos que tem a oportunidade de colocar em prática todas as fundamentações técnicas e científicas que vivenciam na sala de aula, nas aulas de laboratório e, principalmente, no estágio curricular em Análises Clínicas.
O docente e supervisor do estágio do curso, Dr. Gabriel Vitor relata que o teste de antígeno para COVID-19 é realizado para identificar a infecção atual de coronavírus em indivíduos, quando uma pessoa apresenta sinais ou sintomas consistentes de COVID-19 e, também, em pacientes assintomáticos que tiveram contato com pessoas com caso positivo.
O teste de antígeno é rápido e indolor e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, e caso o resultado seja positivo, significa infecção viral ativa. Importante salientar que o padrão ouro para a testagem é a técnica da Reação em Cadeia da Polimerase (teste molecular).
O coordenador do curso observa que qualquer pessoa que tenha manifestado sintomas da COVID-19 ou se expôs ao vírus pode se submeter ao teste. Em casos sintomáticos, o antígeno é indicado, principalmente, a partir do início dos sintomas (1º ao 5º dia). Já nos casos de exposição ao coronavírus, a recomendação é de o paciente buscar o teste após o 5º dia de contato com quem teve um caso confirmado. Esse exame, diferente de outros testes para SARS-CoV-2, tem uma alta correlação com o período de transmissão do vírus. Essa é mais uma razão pela qual ele é bastante indicado para o rastreamento de casos e contatos. Com esta ação, mais uma vez o curso de Biomedicina da UNIFIO, presta um relevante serviço à comunidade, corroborando para a melhor formação dos seus alunos e futuros profissionais biomédicos.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.