domingo, 06 de julho de 2025

“Educação, trabalho e políticas públicas” por uma sociedade antirracista é tema de debate

Publicado em 28 nov 2021 - 18:31:59

           

Em meio a música, acolhimento e discussões enriquecedoras, evento aconteceu no último sábado (20), na sede do Instituo OSNB, em Ourinhos

 

Carla Caroline – Especial para o Jornal Negocião

 

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 54% da população brasileira é negra (pessoas que se autodeclaram pretas e pardas). No entanto, 96% dos parlamentares do Congresso Nacional são brancos e, quando o assunto se estende às Prefeituras e Câmaras Municipais, os dados não são diferentes.

Ao final do evento, uma carta compromisso foi firmada e será apresentada aos poderes públicos

 

Diante desses e de outros dados, em meio a arte, parceria e diálogo foi organizado pelo Coletivo Enfrente, em Ourinhos (SP), no último sábado (20), o 2º Encontro realizado pelo Coletivo Enfrente, pelo Mês da Consciência Negra.

O evento foi realizado na data em que foram lembrados os 326 anos da morte de Zumbi dos Palmares e celebrado o Dia da Consciência Negra em terras brasileiras, teve como intuito debater “Educação, trabalho e políticas públicas” por uma sociedade antirracista. O bate-papo contou com mais de 50 pessoas e foi conduzido pelo maestro Jeferson Bento.

Apresentações do MC VEMCIDO (Victor Correa Leite), rapper e trapper; do MC e dançarino RB D’Flow do músico Cirillo Bento e muito mais alegraram a noite

 

Para a mesa de debate, no Instituto Orquestra Sinfônica Nacional Brasileira (OSNB), foram convidados: Antonio Donizeti Fernandes, professor de Pedagogia e do programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas “Beatriz Nascimento” Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Carla Souza, advogada, especialista em Direito previdenciário e Direito processual civil, que está como presidente da Comissão da Verdade e da Escravidão Negra no Brasil da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) da 58ª Subseção de Ourinhos e membra efetiva da Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB/SP e, também, a Carla Caroline, que é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Fundação Educacional do Município de Assis, especialista em Marketing Digital pela Digital House Brasil e analista de comunicação sênior no pilar de Mobility da 99/DiDi Chuxing.

Músicos clássicos trouxeram suas experiências pessoais e profissionais ao debate

 

Além de abordar assuntos como: a Lei Caó 7.716, de 1989, que determina que racismo é crime inafiançável e imprescritível com pena de reclusão de até cinco anos; dados sobre a violência da mulher e do jovem negro, saúde pública e muito mais, o evento contou com apresentações do MC VEMCIDO (Victor Correa Leite), rapper e trapper; do MC e dançarino RB D’Flow do músico Cirillo Bento e muito mais.

A organização do evento ficou sob a responsabilidade do Coletivo Enfrente

 

As rodas de conversa aconteceram nos dias 17 e 20 de novembro, além dos debates políticos culminou com a construção de uma carta de compromissos que será enviada aos poderes Executivo e Legislativo para que os assuntos debatidos sejam transformados em ações e políticas públicas voltadas à comunidade negra ourinhense.

O bate-papo mediado por Jeferson Bento teve a presença do professor Antonio Donizeti Fernandes; da jornalista Carla Caroline e da advogada Carla Souza

 

Os presentes participaram ativamente das discussões e debateram sobre “Educação, trabalho e políticas públicas” por uma sociedade antirracista

 

Os presentes puderam falar sobre as situações enfrentadas no dia a dia e apresentar possíveis soluções

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.