sábado, 21 de dezembro de 2024
Publicado em 14 maio 2022 - 14:40:08
O evento teatral iniciou-se com a apresentação da peça “Maria Peregrina” com o grupo ourinhense Soarte e prossegue neste sábado as 20h30 no Teatro Municipal com apresentação do espetáculo “Ser José Leonilson”, uma costura poética entre a vida e obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993) e a biografia de Laerte Késsimos
José Luiz Martins
Começou quinta-feira, dia 12 de maio, e vai até o dia 22, a 12ª Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas. Ao todo oito espetáculos compõem a mostra com apresentações na Praça Melo Peixoto e no Teatro Municipal com entrada gratuita.
O evento teatral iniciou-se com a apresentação da peça “Maria Peregrina” com o grupo ourinhense Soarte e prossegue neste sábado as 20h30 no Teatro Municipal com apresentação do espetáculo “Ser José Leonilson”, uma costura poética entre a vida e obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993) e a biografia de Laerte Késsimos.
A programação de espetáculos da mostra vai até o dia 21 (sábado) com o renomado grupo Os Sátyros encerrando o evento com o monólogo “Todos os Sonhos do Mundo”.
GRUPOS OURINHENSES NA MOSTRA – Além do grupo Soarte outra trupe de artistas ourinhenses que se dedicam ao teatro estará apresentando seu trabalho no dia 19 (5ª feira), trata-se do grupo “Panela de Expressão” com o “Estudo cênico – Abordagens Sociais e a Semana de 22 (1922 ou 2022?)”.
Criado em 2013, formado por alunos do Curso Municipal de Teatro de Ourinhos-SP, sob a direção da atriz, diretora teatral e psicopedagoga Karina Zimmermann, o grupo tem duas formações, sendo uma o Panela de Expressão (adulto) e o Panela de Expressão jovem e, entre as duas formações já montaram dezesseis espetáculos. Entre eles “Lendas Brasileiras”, tendo como tema o folclore brasileiro envolvendo texto, imagens e música com a participação da Escola Municipal de Música Américo de Carvalho; “Ópera Dos Malandros” uma adaptação da Ópera do Malandro (Chico Buarque-1978) com dramaturgia e músicas e “Uma Mulher Vestida De Sol” texto teatral de Ariano Suassuna.
Em contato com o Negocião a diretora Karina Zimmermann disse que o grupo retorna as atividades após uma pausa devido à pandemia, num recomeço onde o grupo iniciou o estudo concentrado na Semana de Arte Moderna de 1922.
Sobre “Estudo Cênico – Abordagens Sociais e a Semana de 22 (1922 ou 2022?)” Karina disse: “Colocamos em reflexão a importância da Arte nas transformações que acontecem dentro da sociedade. Com base em obras do modernismo brasileiro, utilizando a liberdade artística, trouxemos diferentes momentos a partir dos quais novas questões vão surgindo: Quem faz Arte e para quem ela é feita? Onde estava o teatro na Semana de Arte Moderna de 1922? Qual a importância da Arte como ferramenta de transformação social? O que mudou na sociedade de 1922 para 2022?”, explica a diretora.
Grupo Panela de Expressão
Direção: Karina Zimmermann
Texto e pesquisa: Trabalho coletivo
Elenco: Cássio Moraes, Cristiane Gonçalez, Fernanda Ribeiro, Guilherme Oliveira, Herllon Abreu Ataliba, Isabela Oliveira, Julia Sousa, Luan Zambido, Luiz Felippe Ferreira, Matt Lima, Yasmin Ayanna
Participação na pesquisa: Fernando Agrela
Fotos: Gustavo Gomes
Iluminação: Rodrigo Rodrigues e Wladimir Coutinho Lopes
Sonoplastia: Karina Zimmermann
Adereços: coletivo
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.