domingo, 31 de agosto de 2025

Energia elétrica fica mais cara essa semana em nossa região

Publicado em 09 abr 2024 - 10:29:41

           

CPFL anunciou aumento em 234 municípios do interior, sendo 23 na região de Ourinhos

 

Da redação

 

A energia elétrica ficou mais cara para os consumidores da CPFL Paulista a partir dessa segunda-feira (08). Segundo a concessionária, o aumento médio de 1,46% foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para o cálculo das tarifas, a Aneel considera a atualização de custos com a compra de energia (geração), com sistema de transmissão e com a distribuição da energia elétrica (única parte gerenciável pela CPFL Paulista), assim como com os encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o setor.

Segundo a empresa, os principais fatores que levaram a esse resultado foram o aumento dos custos que não são gerenciáveis pela distribuidora, impulsionados principalmente pela elevação dos encargos setoriais, dada a redução do aporte proveniente da privatização da Eletrobrás, pelo aumento dos custos de transmissão, em função do reperfilamento da indenização estabelecida pela Aneel para algumas transmissoras, bem como pelo aumento do custo de geração, decorrente principalmente do processo de descotização das usinas da Eletrobrás.

 

Foram 234 municípios do interior paulista onde a distribuidora é responsável pelo fornecimento que receberam o aumento. Confira abaixo as taxas de aumento:

  • indústrias e grandes comércios: 0,80% ⏫
  • residências e pequenos comércios: 1,77% ⏫

      Como o reajuste vale para o consumo que será faturado a partir da segunda (08), os dias anteriores de abril foram calculados com a tarifa antiga.

      Como a conta é dividida?

  • Geração: 32,5%
  • Tributos: 14,9%
  • Encargos setoriais: 19,1%
  • Distribuição: 23,6%
  • Transmissão: 9,9%

      Sendo a terceira maior distribuidora de energia do país, a CPFL Paulista atende aproximadamente 4,9 milhões de clientes. Confira abaixo as cidades de nossa região que tiveram o aumento:

  1. Águas de Santa Bárbara
  2. Arandu
  3. Avaré
  4. Bernardino de Campos
  5. Canitar
  6. Cerqueira César
  7. Chavantes
  8. Espírito Santo do Turvo
  9. Iaras
  10. Ipaussu
  11. Itaí
  12. Manduri
  13. Óleo
  14. Ourinhos
  15. Paranapanema
  16. Pirajú
  17. Santa Cruz do Rio Pardo
  18. São Pedro do Turvo
  19. Sarutaiá
  20. Taguaí
  21. Taquarituba
  22. Tejupá
  23. Timburi

 Imagens: Divulgação

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.