quinta, 06 de fevereiro de 2025

Mococa recebe o 3º Encontro Técnico sobre Pangasius na quarta-feira

Publicado em 26 ago 2024 - 16:20:03

           

Encontro tem objetivo de discutir o cultivo da espécie e sua potencialidade no mercado consumidor brasileiro

 

 Assessoria de Comunicação

 

Na quarta-feira, 28, em Mococa, acontecerá o 3º Encontro Técnico Sobre Pangasius, com apoio da Faesp e do Sebrae-SP. O evento tratará da viabilidade econômica, manejo produtivo, licenciamento ambiental, entre outros assuntos relativos ao cultivo da espécie.

 

 

Durante o encontro serão apresentados modelos de criação e cultivo do Pangasius, bem como estratégias para alavancar as vendas no mercado nacional. Originalmente asiático, o consumo do Panga, como é conhecido esse pescado no Brasil, tem crescido e tem sido estimulado por conta dos benefícios em nutrientes e pela facilidade no preparo do alimento.

 

 

“O Panga produz 200 toneladas por hectare. A média nacional de outras espécies, hoje, está em torno de 10 a 15 toneladas por hectare. Então é um salto produtivo e isso ao produtor se traduz em uma maior viabilidade econômica”, explica Martinho Carlos Colpani, presidente da Cooperpanga, e coordenador da Comissão Técnica de Aquicultura da Faesp.

 

 

Segundo Colpani, um dia depois do encontro será realizada a inauguração do primeiro frigorífico especificamente ao Pangasius, que será um divisor de águas, e muito significativo para o setor.

 

 

“É um frigorífico com grande importância econômica por ser o primeiro das Américas, cuja capacidade operacional inicial é de 160 toneladas em dois turnos mensais. São quase 2.000 toneladas de peixe anual. Podendo chegar a 5.000 nos próximos anos. É uma grande oportunidade para os produtores”, explica.

 

 

Tal iniciativa visa reduzir a importação da espécie, que chega a R$ 1 bilhão por ano, e aproveitar o mercado consumidor. Com a operação do frigorífico o Brasil poderá ofertar o produto fresco sem a necessidade de compra estrangeira.

 

 

“Estamos trabalhando coordenados com o governo do estado para incluirmos o peixe na merenda escolar. Será uma conquista para os produtores e um ganho em qualidade de proteína para os estudantes. Vamos trabalhar para que a aquicultura paulista ocupe seu lugar de destaque na produção e comercialização, garantindo a renda das famílias”, concluiu o presidente da Faesp, Tirso Meirelles.

 

 

SERVIÇO

3º Encontro Técnico sobre Pangasius

Data e Horário: 28/08/2024 das 8h às 17h

Local: Vale Imperial 1

Endereço: Estrada Municipal Mococa a São José do Rio Pardo km 2,5

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.