quinta, 26 de dezembro de 2024

Monteiro Lobato foi tema de Projeto dos alunos do CSA / Objetivo

Publicado em 06 maio 2016 - 05:01:47

           

O Dia do Livro – 18 de abril – foi comemorado pelos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Santo Antônio / Objetivo com um belo projeto literário que homenageou o escritor Monteiro Lobato com o tema “Um País se faz com homens e Livros”.

O ponto alto da atividade foi a apresentação dos alunos no Auditório do Colégio, prestigiada por toda a comunidade escolar.

O projeto teve a valiosa participação dos professoresAudrey Lopes, Carlos Paiva, Cláudia Fernandes, Henriqueta Maria Cury, Márcia Toneli, Mariana Natale, Leandro Bispo, Sandro Santos e Tamires Moscardi.

No palco do Colégio, os alunos protagonizaram, através de performances e dramatizações, personagens e histórias inesquecíveis do autor, além de proporcionarem bons momentos à plateia.

As apresentações contemplaram diversas modalidades: sarau, teatro, música e gincana. O sarau foi apresentado pelos alunos dos 6ºs anos; os alunos dos 7ºs anos apresentaram o teatro: “O Pedrinho e o Saci” e duas fábulas; “As duas cachorras” e “Panela de ferro, panela de barro”; os alunos dos 8ºs e 9ºs anos participaram da gincana intercalada: “Livro vai livro vem, eu adivinho e você também”. Os 9ºs anos apresentaram também um depoimento sobre o Saci; os alunos do 1º ano do EM apresentaram “Negrinha”, do Autor Monteiro Lobato e os do 2º ano a música “Livros”. 

A atividade da gincana foi desenvolvida, primeiramente, em sala de aula. Os alunos escolheram uma série de livros que já haviam sido lidos, e confeccionaram papeletas com suas frases mais marcantes. Por meio de um sorteio, cada aluno tinha que adivinhar de qual livro era a frase sorteada. Os alunos das 1ªs séries do EM confeccionaram marcadores de página com frases alusivas à data.

Segundo as professoras, “escolhemos essa atividade, pois acreditamos que a leitura deva ser prazerosa e, muitas vezes, representar uma forma de lazer. Sabe-se que o lazer é uma necessidade  indispensável à saúde, tanto física quanto mental. Mexer com o raciocínio de maneira lúdica e criativa é uma maneira positiva e agradável de aprender brincando”. 

A dramatização de “Negrinha” foi dirigida pelo professor Sandro Santos que atuou com os alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Na performance, também dirigida pelo professor Sandro, baseada na música “Livros”, de Caetano Veloso, os alunos do 2º ano do Ensino Médio retrataram uma atitude cotidiana do uso do celular que culminou com a substituição desse aparelho pelos livros.

Além do espetáculo no Auditório, os alunos participaram do Corredor de Leituras, organizado pelo professor Sandro, apresentando belos trabalhos. A proposta para a instalação e realização dos trabalhos dos alunos do Fundamental II e Ensino Médio, indicando sua melhor leitura, teve como ponto de partida o feito de uma americana, Nina Sankovitch, que, após a morte de sua irmã mais velha, apaixonada pela literatura, leu um livro por dia durante um ano.

Segundo os professores, idealizadores do projeto, “a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito à leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e, por consequência, dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal entre outras. Faz-se necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular em que só se obtém êxito quem tem por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorando vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido, pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, unindo os professores eequipe pedagógica, propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento- chave para alcançar ascompetências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sabemos que do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se”.

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