quarta, 18 de junho de 2025
Publicado em 14 jun 2025 - 14:19:11
A partir da Inteligência Artificial, é possível processar dados de comportamento, de consumo e estilo de vida dos colaboradores
Da redação
Impulsionado pelos avanços da Inteligência Artificial, o mercado de benefícios corporativos está aquecido no país.
De acordo com um estudo recente realizado pela Technavio, plataforma global de monitoramento de tendências tecnológicas, há uma projeção de que o mercado de soluções de benefícios corporativos no Brasil cresça 9,55% entre 2023 e 2028, com um aumento de US$6,99 bilhões nesse período.
Para contextualizar o assunto, Charles Schweitzer, CEO de plataforma de reembolso imediato e seguro, que tem o propósito de trazer benefícios essenciais ou gestão de despesas corporativas que nunca foram contemplados, respeitando as necessidades individuais de suas empresas e colaboradores, lista cinco passos de como criar benefícios personalizados para cada colaborador:
TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO E CONSUMO: A partir da Inteligência Artificial, é possível processar dados de comportamento, de consumo e estilo de vida dos colaboradores para sugerir benefícios mais alinhados às suas reais necessidades: um plano de saúde com cobertura específica, cursos de desenvolvimento profissional, benefícios voltados ao bem-estar mental, lazer, cultura, dentre outros.
POSSIBILIDADE DE PERSONALIZAÇÃO EM ESCALA: A partir de algoritmos, é possível criar pacotes de benefícios flexíveis que se adaptam automaticamente ao perfil de cada colaborador, considerando cargo, localização, jornada e até o momento da vida, como maternidade, graduação ou aposentadoria.
OTIMIZAÇÃO DE USO E REDUÇÃO DE CUSTOS: Graças à Inteligência Artificial, as empresas conseguem ver quais benefícios mais utilizados, ou subutilizados, permitindo ajustes em tempo real. Isso, além de reduzir desperdícios, direciona melhor os investimentos em benefícios realmente valorizados pelas equipes.
AUTOMATIZAÇÃO DO ATENDIMENTO E SUPORTE: O uso de Chatbots inteligentes e assistentes virtuais treinados com IA melhoram o suporte aos colaboradores, principalmente nas dúvidas mais frequentes sobre o uso de benefícios com prazos, reembolsos e regras específicas, de forma rápida, desafogando o RH, que vai continuar no suporte, só que em questões mais complexas e estratégicas.
MONITORAMENTO MAIS ASSERTIVO E SATISFAÇÃO: Com as ferramentas de IA, há a possibilidade de realizarmos análises de sentimento em pesquisas internas, redes corporativas ou canais de feedback.
A partir daí, conseguimos identificar padrões de insatisfação e propor oportunidades de melhoria nos pacotes oferecidos, com agilidade e precisão, não pela intuição.
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