domingo, 20 de julho de 2025
Publicado em 19 jul 2025 - 10:02:13
A Secretaria Municipal corre contra o tempo e promete oferecer uma experiência muito positiva à população
Marcília Estefani
A Emef Pedagogo Paulo Freire, localizada no Jardim São Carlos em Ourinhos, inicia já em novo modelo a partir do dia 27 de julho, atendendo por meio do Programa Escola em Tempo Integral na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, cerca de 144 alunos.
Em entrevista exclusiva ao EN DIA NEGOCIÃO, o Secretário Municipal de Educação, Rodrigo Mendes, falou sobre a implantação do projeto. Na verdade, já teve sua primeira experiência em Ourinhos em 2014, mas foi postergado nos anos seguintes por diversas situações.
Neste ano, porém, foi necessário retomar a iniciativa, para que o município caminhasse em conformidade com a Lei Federal nº 14.640/2023 e a Portaria do MEC nº 1.495/2023.
“Quando assumi a Secretaria, o promotor me chamou porque precisávamos colocar em prática este Programa, pois o prazo para a implantação era 2024. Ainda em sala de aula eu sabia que precisávamos fazer isso no município, porque o estado já está muito avançado nesse sentido, inclusive cidades da região estão e nós não”, relata Mendes.
ESCOLHA CONSCIENTE – Segundo o secretário, a escolha da unidade Paulo Freire foi feita através de estudos baseados em índices, através dos quais foram verificados que a mesma tinha índices baixos, com uma clientela com maior vulnerabilidade.
A partir daí, deu-se início a toda uma organização em conformidade com a Lei, com as determinações exigidas pelo programa, adequações e planejamentos para cumprir os prazos estipulados e conseguir dar início ainda em 2025.
“Fizemos a proposta à diretora, nos reunimos com os professores, com a comunidade, com os pais, e tudo está documentado. Precisamos começar, precisa ser agora e a intenção é de ampliar para outras unidades”, afirma o secretário.
MATRIZ CURRICULAR – A jornada escolar no novo modelo será de no mínimo sete horas diárias, em 200 dias letivos, com atividades que vão além do conteúdo tradicional: esportes, cultura, tecnologia, educação ambiental e desenvolvimento socioemocional também farão parte da rotina.
De imediato os alunos contarão com aulas de música, esporte, robótica e espanhol.
CORRIDA CONTRA O TEMPO – De acordo com a Professora Lêda Ferrér, Assessora Técnica Pedagógica, que está trabalhando diretamente neste projeto, serão necessários muitos investimentos incialmente para a ampliação dessa unidade escolar, pois de acordo com o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (de 2014 a 2024), o município deveria ter no mínimo 25% das crianças sendo atendidas no integral.
“Devido essa demora na adesão teremos que correr contra o tempo”, afirma a assessora. Leda ainda explica que adaptações estruturais estão sendo realizadas para atender ao planejamento e ao longo deste ano, inicialmente, serão realizadas aulas na unidade escolar e também em outros espaços educativos como CREF, Monstrinho, Fapi e Cras.
ESTRUTURA DA ESCOLA – A Emef Paulo Freire atende atualmente cerca de 144 alunos do 1º ao 5º ano, dos 6 aos 11 anos de idade, sem contar os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para este início foi necessária a contratação de mais uma Cozinheira e um Inspetor de Alunos e mais contratações podem ser efetuadas no decorrer do ano, a fim de atender bem a nova demanda.
MAIS RECURSOS – Dado este pontapé inicial, com a formalização da Escola em Tempo Integral, a partir de 2026 o município deve começar a receber recursos federais destinados ao tempo integral.
Esses repasses serão feitos de forma proporcional aos alunos matriculados – 25% em 2026, 50% em 2027 e somente em 2028, 100%.
ESCOLA COMPLETA E SEGURANÇA AOS PAIS – É importante ressaltar que o Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia para oferecer uma escola mais completa, com jornada estendida e currículo voltado para o desenvolvimento integral dos alunos, além de garantir mais segurança para pais e responsáveis.
“Essa medida traz benefícios para os alunos, que terão mais oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Os pais terão mais tranquilidade ao saber que seus filhos estão na escola, e o município poderá melhorar seus indicadores educacionais. Vamos oferecer cursos, projetos e atividades que transformem a escola em um espaço mais motivador, onde os alunos possam sonhar e ir além”, conclui o secretário Rodrigo Mendes.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.