quinta, 26 de dezembro de 2024

Coluna Poucas & Boas

Publicado em 21 jul 2016 - 06:27:13

           

ROMBO DO PNEU ESTOURADO – A decisão do Juizado de Pequenas Causas que obriga a Prefeitura indenizar um motorista ourinhense que teve o pneu de seu carro danificado ao passar por um buraco na rua, revela o grau de responsabilidade da administração municipal quanto ao problema do péssimo asfalto da cidade. Se a moda pega e mais munícipes recorrerem a justiça para cobrar os danos nos veículos pode acarretar um rombo nos cofres da prefeitura dizem as más línguas.

SAI DA FRENTE – A forma como está sendo feita a poda de árvores na cidade pela Secretária de Meio Ambiente tem gerado muitas críticas nas redes sociais. Fotos de árvores mutiladas têm sido compartilhadas com comentários irados contra os responsáveis pelas podas. Especialistas dizem que o que está havendo é um verdadeiro extermínio condenando as espécies a morte. Pior, imagens mostram árvores supostamente sadias que estariam sendo eliminadas somente porque atrapalham a fachada de estabelecimentos comerciais.

FINAL INGLÓRIO – Apesar dos esforços para concluir obras e realizar serviços de recape no asfalto, o governo Belkis chega ao final sem aprovação popular. Segundo pessoas ligadas ao meio político, a prefeita não conseguiu uma comunicação eficiente com a cidade, e deixa a imagem de administrador sem firmeza. As más línguas dizem que Belkis é a eterna vice-prefeita.

DESCOLANDO – O pré-candidato a prefeito Toshio Misato, tenta se afastar da imagem da prefeita. Em seu trabalho como candidato, Toshio faz de conta que esses últimos quatro anos não existiram, reforçando a realização de obras em seu período como administrador. Parece que Toshio elegeu Belkis só para ficar “guardando lugar” até que conseguisse voltar.

CAMPANHA VIRTUAL – As mudanças na legislação eleitoral prometem diminuir a poluição visual. O que vão contar a partir de agora é o trabalho de convencimento e as conversas. Enquanto não é dada a largada para a corrida, os candidatos se esforçam utilizando as redes sociais. Os cargos de confiança da Prefeitura foram orientados para curtir e compartilhar a página do pré-candidato Toshio.

CONVENÇÕES – Este final de semana será dedicado à realização de convenções dos partidos. O pré-candidato Lucas Pocay tem o maior número de partidos coligados e também de candidatos a vereador. A articulação política antecipada rende pontos para Lucas. O grupo de Toshio, que demorou para se decidir como candidato, sente mais dificuldades.

ESPERANDO – Enquanto a Câmara continua em recesso, a cidade aguarda como fica o imbróglio a respeito da votação sobre as contas de 2012 do ex-prefeito Toshio Misato. Como o grupo liderado por ele não tem maioria na Câmara, é esperado que as contas não sejam aprovadas, o que pode trazer complicações políticas para o hoje pré-candidato.

A MAIS CARA – Em comparação com outras cidades do mesmo porte, o preço da passagem de ônibus urbano em Ourinhos é o mais alto. Além do aumento na tarifa, a população se queixa da retirada de ônibus das linhas, o que provoca mais tempo de espera. A Prefeitura de Ourinhos não realizou licitação para a escolha de empresa para realizar o transporte urbano na cidade.

DESVIO – A AVOA, detentora do monopólio do transporte urbano em Ourinhos, esteve envolvida em escândalos nos últimos anos. Um deles foi transformado em CPI e investigado pela Câmara, e apurou sonegação de ISS e em outro caso, o desvio de mais de 4 milhões de reais de dinheiro público em um esquema que ficou conhecido como o “escândalo dos vale-transporte”. O Ministério Público faz investigações, que até hoje não foram concluídas.

EMBAIXO DO TAPETE – Em meio às investigações a respeito da sonegação de ISS, vale lembrar que um fiscal da Prefeitura que foi ouvido como testemunha e denunciou as irregularidades morreu em circunstâncias suspeitas e não esclarecidas. Sua família deixou a cidade, com medo. Seria Ourinhos uma cidade sem lei?

MAU EXEMPLO – Há pouco tempo havia várias pessoas gritando contra a corrupção e pedindo cadeia para os bandidos. Pois é, entre esses que protestavam há alguns que agora estão oferecendo cargos políticos na Câmara Municipal em troca de apoio na campanha política: Acorda, povo! O exemplo começa em casa!

 

VOLTA À ESCOLA – Assistir às sessões da Câmara Municipal anda cada dia mais difícil: com raras exceções os nossos vereadores parecem que nunca se interessaram por estudar – erram os plurais, erram as pronúncias e ainda tem a coragem de questionar o trabalho dos professores da rede municipal: MOBRAL URGENTE!

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.