domingo, 12 de outubro de 2025

ATUM E SARDINHA: Alimentos essenciais para o desenvolvimento e saúde das crianças

Publicado em 02 ago 2025 - 19:47:04

           

A inclusão dos pescados durante a primeira infância previne uma série de doenças no coração, inflamatórias intestinais e sistema nervoso

 

Da redação

 

A introdução de pescados na alimentação infantil é mais do que uma escolha saudável, é um investimento direto na saúde futura das próximas gerações.

Além de contribuírem significativamente para o desenvolvimento cognitivo e o fortalecimento do sistema imunológico, os pescados auxiliam na prevenção de doenças crônicas, como a obesidade infantil, doenças inflamatórias intestinais, no sistema nervoso e problemas cardiovasculares na vida adulta.

 

De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo ideal de pescado por pessoa é de três vezes por semana, o equivalente a cerca de 12 quilos por ano.

No entanto, segundo Dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) o consumo médio por ano no Brasil é de 10 quilos por pessoa, o que indica um potencial de crescimento, especialmente quando falamos da alimentação infantil.

 

“Peixes como atum e sardinha são fontes riquíssimas de nutrientes essenciais, como o ômega-3, fundamental para o desenvolvimento neurológico e a saúde cardiovascular, além de proteínas de alta qualidade e vitamina B12, indispensável para a maturação do sistema nervoso infantil”, explica Aline David Silva, nutricionista.

 

Para muitas famílias, preocupações com a segurança do consumo de pescados enlatados e até com espinhas podem ser um obstáculo na hora de oferecer peixe às crianças. Nesse cenário, os pescados enlatados surgem como uma alternativa prática e segura, já que não contém conservantes e passam por um rigoroso processo de preparo que elimina essa preocupação.

“A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças de 1 a 3 anos consumam duas porções diárias de cerca de 65 kcal provenientes de proteínas, e entre 4 e 5 anos, uma porção de 190 kcal. Isso reforça a importância de incluir fontes proteicas de qualidade na alimentação desde os primeiros anos de vida”, complementa a nutricionista.

 

 

Além dos benefícios nutricionais, os pescados enlatados também se destacam pela praticidade no preparo, o que facilita a rotina das mães e pais e estimula o consumo regular.

Empresas oferecem linha completa de pescados enlatados, ideais para compor refeições equilibradas e saborosas.

E indicam receitas práticas de patês nutritivos com atum e sardinha, perfeitas para lanches e sanduíches infantis.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.