terça, 21 de janeiro de 2025
Publicado em 04 ago 2016 - 07:32:32
Não houve acordo para que o comércio abrisse no dia 6 de agosto, feriado religioso na cidade de Ourinhos. Patrões e empregados não conseguiram evoluir nas negociações e, por esse motivo, todas as lojas permanecerão fechadas. Representantes de ambos os sindicatos expõem fortes argumentos para respaldar suas posições, mas esse clima de discordância pode ser mais um fator de agravamento da baixa nas vendas em nosso comércio.
“Comerciantes que ficaram frustrados com o desenrolar das negociações entre o Sindicato do Comercio Varejista de Ourinhos e o Sindicato dos Comerciários (…) As festividades religiosas deste ano foram todas programadas após as 17 horas e a abertura do comércio não atrapalharia em nada (…) vários empresários estão passando por momentos de grandes dificuldades financeiras e comerciantes acreditavam que as vendas deste sábado poderiam ajudar a alavancar as vendas do mês de agosto (…) percebe-se que os negociadores não se sensibilizaram com este momento de dificuldades que passam os empresários. O momento é de cautela e responsabilidade, a situação não está fácil para ninguém. Nem para os comerciantes, nem para os comerciários”, afirma Alexandre Mariani, representante do sindicato patronal.
Por outro lado, Aparecido de Jesus Bruzarosco, presidente do sindicato dos empregados do comércio, alega que a impressão de que os empregados estão dificultando as negociações é equivocada: “somos quase 6.000 trabalhadores na cidade de Ourinhos, somos os maiores interessados em que o comércio gere lucros e que os comerciantes contabilizem lucros. O problema é que a proposta que foi apresentada, de uma simples troca de folga, não agradou os trabalhadores. Os donos de supermercados, por exemplo, apresentaram uma proposta muito melhor, que envolve o pagamento de um abono além do adicional de 100% na hora-extra. Não podemos permitir que os trabalhadores sejam explorados como se a culpa da crise fosse nossa.”
A despeito dessa polêmica referente ao dia 6 de agosto, no fim de semana do Dia dos Pais já está acordado que haverá horário especial de funcionamento das lojas. No dia 12 de agosto, sexta feira, o comércio funcionará até as 22h; no sábado, dia 13, véspera da comemoração, o comércio funciona até as 17h.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.