terça, 01 de julho de 2025
Publicado em 10 ago 2016 - 02:50:31
No último dia 05, quinta-feira, dezessete reeducandos do Centro de Ressocialização de Ourinhos receberam o certificado de conclusão, sendo sete do Ensino Médio e dez do Ensino Fundamental. Há uma única sala de aula na Unidade, porém, dividida em três turmas, e vem mantendo uma média de 70 reeducandos cursando Alfabetização, Ensino Fundamental e Médio, regularmente. Muitos desses internos, moradores de Ourinhos e região, não possuem sequer o ensino fundamental e participam do programa EJA – Educação para Jovens e Adultos, através da escola Vinculadora José Paschoalick, numa parceria entre as Secretarias de Estado da Administração Penitenciária e Educação.
“A maioria desses alunos concluintes se estivesse em liberdade, não estariam neste momento recebendo esse certificado, e também sequer pensavam em retomar os estudos, mas foi necessária a privação de sua liberdade para que pudessem conseguir tal feito” declarou o responsável pela Educação na Unidade, Alcebíades Gomes Júnior. E conclui: “a Educação pode não ser a solução da vida desses reeducandos, como também pode não garantir o seu futuro, mas tenho comigo que, com qualquer que seja sua Formação Educacional, isso facilitará sua reinserção e participação ativa na sociedade, pois o aprendizado depois de adquirido, ninguém o tira mais de você”.
“Agradeço a todos a oportunidade que tive aqui no CR, pois se eu estivesse na rua eu jamais teria terminado os estudos. O estudo em nossas vidas é fundamental”, afirma o reeducando L.G.M, aluno concluinte do Ensino Médio. “Fico muito agradecido por essa oportunidade que o CR me deu, pois na rua creio que não teria terminado o Ensino Fundamental, e agora pretendo continuar meus estudos e terminar o Ensino Médio. Obrigado a todos os funcionários e professores”, agradece o reeducando A.C.S, concluinte do Ensino Fundamental. Para conseguirmos que esses alunos atingissem essas conquistas, foram necessárias contribuições de funcionários lotados na Unidade, dos professores, além da participação da Escola Vinculadora e da Diretoria de Ensino local.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.