quarta, 17 de setembro de 2025

Cônsul da Índia discute oportunidades de integração no agronegócio

Publicado em 16 set 2025 - 16:23:00

           

Em visita à sede da Faesp, ele apontou caminhos para investimentos e colaboração mútua

 

Da redação

 

Um mercado com grandes perspectivas para o setor agropecuário nacional, assim como um parceiro que pode oferecer alternativas ao campo brasileiro. Esse foi o resumo da visita do cônsul-geral da Índia, Hansraj Singh Verma, à sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) para conhecer mais sobre a atuação do Sistema e sobre o desenvolvimento do agro paulista.

Recebido pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em São Paulo (Senar-SP), Mario Biral, e pelo diretor do Departamento Técnico e Econômico, Cláudio Brisolara, ele acompanhou duas palestras sobre o Sistema Faesp/Senar, seu trabalho junto aos produtores rurais e a formação de profissionais no campo. Além dos cursos de formação profissional, a construção de oito centros de excelência em pontos distintos do estado contribui para o desenvolvimento do setor, estimulando a eficiência na produção.

 

 

“Essa é uma visita importante, porque a Índia é um país populoso e um grande mercado para o Brasil. Hoje o comércio ainda é muito tímido entre os dois países e há complementaridades que podem ser exploradas para a encontrar caminhos para a dinamização dessa relação”, frisou Brisolara.

O cônsul trouxe informações sobre um mercado de fertilizantes e tecnologias que a Índia tem a oferecer, assim como máquinas e equipamentos ideais para pequenos produtores. Além dos aspectos econômicos, há a expectativa de compartilhamento de agendas de eventos técnicos, como forma de reafirmar laços.

A Índia exerce grande relevância dentro dos BRICS, não apenas pelo peso populacional e pelo crescimento acelerado de sua economia, mas também por ser um polo de inovação, tecnologia da informação e produção agrícola, o que a torna parceira fundamental na busca por maior equilíbrio no comércio internacional, diversificação de mercados e fortalecimento da agenda comum do grupo frente aos desafios globais de segurança alimentar e sustentabilidade.

Participaram ainda da visita o técnico do Senar-SP, Marco Antonio, e o assessor da presidência, Carlos Eduardo Cerri.

 

FONTE: FAESP / SENAR-SP

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.