quarta, 24 de setembro de 2025

Jovens líderes do agro de SP concluem a Etapa Estadual do CNA Jovem com grandes conquistas

Publicado em 24 set 2025 - 14:19:35

           

Turismo rural é o tema que marca a reta final da etapa paulista do CNA Jovem 2025

 

Da redação

 

A sede do Sistema Faesp/Senar em São Paulo foi palco este mês do 3º Encontro Estadual da 6ª edição do Programa CNA Jovem – Jovens Líderes do Agro, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP) com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). O evento reuniu 20 jovens líderes do setor agropecuário paulista, que apresentaram projetos inovadores voltados ao turismo rural e receberam a validação final dos gestores do Programa.

 

A ação parte da iniciativa nacional do Sistema CNA/Senar, com o objetivo de formar lideranças jovens para o setor produtivo brasileiro, com foco em inovação, impacto social e protagonismo local. Durante o encontro, os participantes passaram por capacitações em comunicação, planejamento estratégico e identificação de público-alvo, com muita troca de ideias entre eles, antes de chegar à finalização de seus projetos individuais.

 

Na abertura do evento, o gerente Técnico do Senar-SP, Jair Kaczinski, ressaltou a oportunidade que os jovens estão tendo de se tornarem protagonistas em suas comunidades. “Precisamos renovar o agro constantemente, e a participação de vocês traz novas ideias para permitir que as famílias continuem trabalhando e vivendo no campo”, apontou.

 

 

HISTÓRIAS QUE INSPIRAM – Entre os destaques do evento, Lilian Cristina Grama, de Itápolis, advogada com pós-graduação no agro, compartilhou sua experiência transformadora no programa.

 

“Quando me inscrevi, achei que era apenas mais um curso. Mas depois vi que era muito mais. É um programa que realmente forma líderes”, diz. Ela explica que a interação com os outros jovens tem agregado muito. “É também um exercício de autoconhecimento muito grande, porque tem de se dedicar muito. A gente vê que um líder consegue impactar o outro, é um grande desenvolvimento pessoal.”

 

Em seu projeto, Lilian busca a valorização dos pequenos produtores rurais de Itápolis, com propostas para atividades de turismo rural como camping, colha e pague e café da manhã colonial. Inspirada pelo pai, produtor de goiaba, manga e cana-de-açúcar, ela busca dar visibilidade aos agricultores locais e transformar sonhos em realidade.

 

 

Felipe Wohnrath, engenheiro agrônomo e coordenador de marketing na Agroadvance, foi finalista da edição anterior do CNA Jovem. Ele ministrou no encontro estadual uma palestra sobre comunicação e redes sociais, destacando a importância da conexão com o público agro.

 

“O CNA Jovem teve um papel muito forte de me aproximar mais do produtor. Foi quase uma pós-graduação, porque me deu uma visão que eu não tinha. Minha principal dica para os jovens é falar com profissionais mais velhos, entender tendências e se conectar com diferentes realidades.”

 

Mateus de Oliveira, formado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (MG), também compartilhou sua trajetória. Nascido em São Paulo, ele viveu o contraste entre cidade e campo e encontrou no CNA Jovem uma forma de reconectar-se com o agro.

 

“Parece que, para quem mora na cidade, o campo é um mundo à parte. É necessário um trabalho de comunicação para conectar esses dois mundos. Encontrar pessoas que também tenham essa perspectiva de que as jovens lideranças do agro podem crescer junto e mudar algumas coisas é a parte mais interessante que o Programa me proporcionou.”

 

 

PRÓXIMA ETAPA: BRASÍLIA – Com o encerramento do encontro estadual, os jovens selecionados seguem para a fase nacional do Programa CNA Jovem 2025, em Brasília. Lá, terão a oportunidade de apresentar suas iniciativas em nível nacional, integrar-se a participantes de outros estados e fortalecer ainda mais a rede de lideranças do agro brasileiro.

 

FONTE: FAESP / SENAR-SP

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.