sexta, 10 de outubro de 2025

CONVENÇÃO COLETIVA: Após convenção, comerciários de Ourinhos terão reajuste salarial de 6%

Publicado em 09 out 2025 - 16:08:39

           

Outro ‘imbrólio’ ainda a ser resolvido é a polêmica da abertura do comércio ourinhense aos sábados

 

Hernani Corrêa

 

Na tarde de quarta-feira, em reunião realizada na sede do SINCOMERCIÁRIOS – Sindicato dos Empregados no Comércio de Ourinhos, Aparecido Bruzarrosco, presidente da entidade, anunciou o reajuste dos comerciários de Ourinhos, juntamente com Frednês Corrêa Leite, presidente do SINCOVAO – Sindicato do Comércio Varejista de Ourinhos.

Segundo Bruzarrosco, a convenção coletiva de trabalho assinada agora, se refere ao biênio 2025/2026, será retroativo a setembro deste ano e valerá até agosto do próximo ano.

 

Aparecido Bruzarrosco, presidente do SINCOMERCIÁRIOS, Frednês Corrêa Leite, presidente do SINCOVAO e Gilvano Silva, advogado da ACE Ourinhos

 

ACIMA DA INFLAÇÃO – Conforme Frednês Corrêa Leite, o índice ficou acima da inflação no período e garantiu um ganho real de 1% aos trabalhadores. “Isso representa valorização da classe trabalhadora”, garantiu.

 

Veja vídeo com o pronunciamento completo do presidente do SINCOVAO:

 

GARANTIA – Outro benefício decidido na convenção foi a garantia do comerciário poder trabalhar em feriados e no mês de dezembro, desde que seja de acordo entre empregadores e empregados.

 

NA FRENTE – Enquanto outros sindicatos enfrentam impasses, em Ourinhos o diálogo prevalece e todos acabam ganhando, frisou Bruzarrosco. “O reajuste ficou dentro das possibilidades do setor. Ourinhos têm tradição de ser uma das cidades da região a firmar o acordo”.

 

ABERTURA DO COMÉRCIO AOS SÁBADOS – Após a convenção o próximo passo é discutir entre os sindicatos como ficará abertura do comércio aos sábados. Segundo Bruzarrosco, a proposta é que as lojas fechem um ou dois sábados por mês, agradando assim a comerciários e empresários. “Há uma discordância de uma grande parte em trabalhar todos os sábados, vamos nos reunir com o presidente da Associação Comercial para encontrar um meio termo que agrade a todos”, disse.

 

Assista o vídeo:

 

FLEXIBILIDADE – O acordo em convenção mantém uma forma que se possibilita negociações individuais, como abertura aos domingos. “Isso mediante pagamento de horas extras e concessão de folgas que compensem os dias trabalhados”, pontuou o presidente do SINCOMERCIÁRIOS.

 

TRANQUILIDADE – Como a convenção aconteceu antecipadamente, o fato trouxe tranquilidade para o planejamento até o final do ano. “Os comerciários poderão planejar melhor suas finanças e o comerciante conseguirá se organizar para o final do ano, sem correr o risco de impasses jurídicos”, complementou Frednês.

 

Na reunião de quarta-feira, compareceram também Gilvano Silva, advogado da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, dra. Michele Aparecida Correia de Oliveira, advogada, Élcio José Paulino, vice-presidente, William Bernardo da Silva e José Marcos Elias, suplentes de diretoria do Sincomerciários.

 

Participantes da reunião realizada na tarde de quarta-feira

 

Assista um panorama completo da reunião de quarta-feira:

https://www.instagram.com/reel/DPj6HPfEnDm/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

 

 

 

 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.