sexta, 24 de outubro de 2025
Publicado em 23 out 2025 - 17:36:28
Mãe e filha foram lesadas por criminosos que fizeram mantiveram contato via whatsApp
Da redação
Uma moradora do Jardim Eldorado em Ourinhos e sua filha, comparecem ao Plantão Policial na noite da quarta-feira, 22/10, informando que foram vítimas de um “golpe via whatsApp”, conhecido por golpe do “falso advogado”, ocasião em que foram lesadas em R$ 9.242,00.
Conforme registro policial, a senhora A. C. L. B, 58 anos, relatou que indivíduos entraram em contato com ela via aplicativo WhatsApp, no dia 21/10, se passando por representantes de escritórios e profissionais e solicitaram dados pessoais realizando transferências bancárias sem autorização.
A mulher informou que possui processo judicial que trata de sua aposentadoria, que tem advogado em Ourinhos responsável pelo processo, com o qual sempre mantém contato para saber sobre o andamento processual.
Na data dos fatos, um número de WhatsApp com a mesma fotografia do whatsApp do escritório de seu advogado, entrou em contato com a vítima informando que a ação foi procedente e ela tinha o valor de aproximadamente R$ 22.000,00 para receber. A mulher pediu que o suposto profissional ligasse após alguns minutos, pois estava impossibilitada de falar naquele momento.
Um pouco depois, um outro número de WhatsApp ((11) 9624- 39551) entrou em contato com A., ocasião em que um indivíduo do sexo masculino solicitou que ela atendesse uma chamada de vídeo, o que foi feito. Na chamada, não era visível o interlocutor, apenas aparecia o rosto da vítima.
Durante a ligação, foi solicitado que ela fornecesse os dados de sua conta bancária, tendo a mulher fornecido a conta do CaixaTem, por onde recebe o bolsa família.
O indivíduo então disse que não poderia ser esta conta, tendo solicitado uma outra conta bancária para repassar o pix, por se tratar de alto valor. Enquanto a vítima providenciava uma outra conta, ele acessou a conta do CaixaTem, e retirou o valor de R$ 414,00 que foi transferindo sem a autorização da titular para Probet Tecnologia Ltda, CNPJ 61747555000196.
A. solicitou para a filha Karina a sua conta bancária, e ela indicou à mãe uma conta do NUbank, que foi fornecida ao indivíduo, também na mesma chamada de vídeo. Referida conta também foi acessada sem autorização da titular por terceiros às 17h37min, quando repassaram todo o valor do saldo – R$ 8.828,00 para uma outra conta da moça, do C6 Bank, e às 17h47m, o valor total foi enviado para a conta beneficiária LUMINNUS TECH, CNPJ 12.438.839/0001-95, sendo em seguida a conta da vítima Karina referente ao banco C6Bank, bloqueada, não podendo ser mais acessada.
Ao verificar que a conta do banco C6Bank estava bloqueada, a vítima Karina acessou a sua conta NUBANK e constatou não haver mais nenhum dinheiro. Ela tentou entrar em contato com o C6Bank para informar sobre os fatos, porém não obteve sucesso.
Ambos os números de WhatsApp que entraram em contato com as vítimas, não mais responderam a qualquer mensagem ou chamado. A vítima informou ainda que recebeu uma mensagem via celular informando que sua conta no PAGBANK teve a senha alterada, banco este que a vítima sequer possui conta aberta em seu nome. Portanto acredita que seus dados tenham sido utilizados indevidamente.
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