quinta, 26 de dezembro de 2024

Acontece no próximo sábado o lançamento do livro “Vazio sem sombra”, de Ari Marinho Bueno

Publicado em 14 mar 2017 - 05:13:06

           

Da redação

No dia 18 de março o poeta Ari Marinho Bueno estará em Ourinhos para lançar Vazio sem sombra, seu mais recente livro, publicado pela editora Benfazeja (http://benfazeja.com.br/ ). Ari é ourinhense e mora há vários anos em São Paulo e em 2010 lançou seu primeiro livro, Vacas no céu do interior, após premiações em diversos concursos literários.

Ari foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação de Amigos da Biblioteca Pública – AABiP, entidade cultural que desenvolve trabalhos de incentivo à leitura e de preservação da memória. A AABiP, em parceria com a editora Benfazeja, é responsável pelo lançamento do livro em Ourinhos.

O evento vai acontecer no bar Conveniência Dom Pedro I (rua Dom Pedro I, 438). O lançamento contará com a presença de outros autores e haverá leituras, exposição, além de apresentação musical com Dani Depizol e outros músicos.

O autor explica que seu livro saiu por uma editora considerada “independente”, como são conhecidas as que buscam escritores que tenham obras com qualidade, mas que não se enquadram no perfil comercial das grandes editoras. Essas empresas trabalham com tiragens menores, e segundo Ari, a vantagem é o tratamento personalizado, a valorização da obra e a possibilidade de o autor acompanhar todas as etapas do projeto de publicação de seu livro. “Um cara como o Well Souza, editor da Benfazeja, tem que ser valorizado: é uma profissão de fé acreditar no autor brasileiro”, define Ari.

Ari valoriza a cultura hip hop, e acredita que movimentos culturais como este auxiliam no processo de inserção social. “Esses movimentos dão voz à periferia, fazem da cultura uma ferramenta de todos. Já assisti, na rua, sem aviso prévio ou estardalhaço, uma batalha de rima sob um viaduto, com muitos jovens, onde o desafio de rimar melhor que o adversário provoca toda uma relação com a língua, com sua semântica, seu vocabulário, com o que há de musical nas palavras, o que nenhuma oficina literária é capaz de proporcionar”.

Mesmo vivendo hoje em São Paulo, Ari continua informado sobre o movimento cultural ourinhense. “Há uma cena importante em Ourinhos com o coletivo Sinergia, composto pelos MCs Cidão e Guerreiro desenvolvendo um trabalho que mescla rap, MPB, indie rock, folk e country, trazendo esse movimento de rua para uma perspectiva mais humanista/humanizada, envolvendo crianças da periferia, ações sociais etc. Já realizam produções de eventos, produção musical, tudo com as ferramentas que a internet oferece, tudo sem apoio governamental. Aí que a coisa funciona: as pessoas estão mobilizadas porque sabem da importância do que estão fazendo e do valor delas mesmas.” O lançamento contará com uma participação especial do coletivo Sinergia.

Vivendo em uma sociedade brutalizada como a nossa, o lançamento de um livro de poesias pode parecer utópico. Mas não é esse o pensamento do poeta: “Não existe lugar para a poesia no mundo em que vivemos – mas é por isso que ela é fundamental. Hoje o que impera é a barbárie, e o pior, as pessoas acreditam nisso. Penso que a poesia é uma dessas ferramentas que pode ajudar a reformar esse cenário, transformar pessoas – porque acredito, de verdade, na reforma interior”, explica, finalizando: “É a referência que tenho, foi o que aconteceu comigo”.

Serviço: Lançamento do livro “Vazio sem sombra”, de Ari Marinho Bueno”, Editora Benfazeja

Local: Conveniência D. Pedro I – (Rua D. Pedro I, 438)

Atrações: Exposição de poesias, leituras e música com Dani Depizol e outros músicos

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.