terça, 28 de outubro de 2025
Publicado em 04 ago 2025 - 12:16:52
Intitulado ‘Diário de Rafael’, livro traz o dia a dia de superação do jovem de 25 anos, que mora no sudoeste da Bahia. Psicólogo destaca importância do trabalho para romper estereótipos
FONTE: G1 BA e TV SUDOESTE
Um jovem baiano diagnosticado com paralisia cerebral lançou um livro mesmo após os médicos afirmarem que ele não conseguiria aprender a ler. “O Diário de Rafael” é um relato da história de superação de Rafael Sousa, de 25 anos, morador da cidade de Nova Itarana, no sudoeste da Bahia.
Segundo a mãe do jovem, Rosângela Sousa, o indicativo de analfabetismo veio após uma série de testes e exames que identificaram a doença. A paralisia cerebral é provoca por lesões ou defeitos no cérebro que ocorrem durante o desenvolvimento, antes do bebê nascer.

“Quando ele nasceu, ele tinha paralisia cerebral e eu não sabia. Comecei a levar para os médicos e eles não me diziam nada. Até que o levei para um hospital de Salvador, e fiquei 10 anos ainda levando, para ver a evolução. Mas chegou um dia que os médicos falaram: ‘Mãe, ele vai depender muito de você na vida'”, afirmou, em entrevista à TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia na região.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.