sexta, 28 de novembro de 2025
Publicado em 28 nov 2025 - 10:03:17
Quanto à voz, Vânia quis cantar com sua voz natural, sem usar seus recursos de agudos, o que sempre a caracterizou
Rose Pimentel Mader
A cantora ourinhense Vânia Bastos lança seu novo EP “ELAS” com duas músicas inéditas e outra já gravada por sua filha Rita Bastos.
Nessa nova homenagem às compositoras brasileiras, Vânia canta Márcia Tauil, Débora Maranhão e Rita Bastos.

Márcia Tauil é uma compositora que tem várias parcerias com grandes nomes, como Cristóvão Bastos, Roberto Menescal e Rildo Hora. É, também, cantora de voz marcante, com vários álbuns gravados.
Débora Maranhão é compositora e reside em Recife. Nunca teve uma música sua gravada, mas tem um trabalho muito interessante e inspirado. Vânia está muito feliz em lançá-la no cenário da música brasileira!

Rita Bastos é sua filha, tem dois discos gravados e tem composições muito diferenciadas, com linhas melódicas surpreendentes e ritmos também. Dela é a faixa “Pode Ser”, que gravou em seu primeiro disco e Vânia regrava agora depois de cantá-la em shows há algum tempo.
De Tauil, a música é “Essa Manhã”, composta há muitos anos, mas nunca gravada.

E de Débora Maranhão é “Ando tão Frágil”, música que Débora enviou para Vânia, entre outras, mas a cantora amou esta assim que ouviu.
Os arranjos, os violões e toda a parte sonora são de Ronaldo Rayol, que já tem uma parceria com Vânia há muitos anos. Realizaram juntos o disco Nabocadolobo (a música de Edu Lobo) e Ronaldo participa dos shows e de várias situações musicais da cantora.
Para esse EP, Vânia e Ronaldo optaram por ser bem suingado, com instrumentação vigorosa se alternando com momentos suaves, mas com ritmo marcante nas três faixas.
Quanto à voz, Vânia quis cantar com sua voz natural, sem usar seus recursos de agudos, o que sempre a caracterizou. Sempre é bom lembrar ela é um dos expoentes da chamada “Vanguarda Paulista” e foi solista da Banda Sabor de Veneno, de Arrigo Barnabé nos discos Clara Crocodilo e Tubarões Voadores, antes de iniciar a carreira solo em 1986. Tem doze CDs gravados, alguns dedicados a compositores como Tom Jobim, Caetano Veloso, Eduardo Gudin, além de Edu Lobo, Clube da Esquina e Pixinguinha.
Na atualidade, os graves aveludados de Vânia nos dão a sensação de aconchego e as músicas cantadas assim a remetem à sua própria infância em Ourinhos (SP), quando amava ouvir rádio.
O EP foi gravado no estúdio Rock’n roll em Brasília com a direção de J.G Junior. Mais um lançamento pela MINS gravadora, aos cuidados de Marcelo Cravo.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.