segunda, 07 de outubro de 2024

Daniel Carrara visita Núcleo Regional de Pesquisa de Capão Bonito

Publicado em 25 set 2024 - 07:51:08

           

O presidente do sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, fez parte da comitiva que conheceu as pesquisas sobre produção de alimentos na região

 

Da redação

 

O diretor geral do Senar, Daniel Carrara, acompanhou o presidente do sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, na visita ao Núcleo Regional de Pesquisa Capão Bonito “Milton Alcover”, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), em Itapeva, no sudoeste paulista. Na última quarta-feira (18), Carrara já havia anunciado, em Paranapanema, a criação do Centro de Excelência em Irrigação na região.

 

 

Ao lado dos presidentes dos sindicatos de Capão Bonito, Leomir Baldissera; de Buri, Murilo Cafundó; e de Itapeva, João Kleber Rodrigues Polidoro, eles conhecem as pesquisas para o desenvolvimento das culturas locais. A região é um polo de irrigação e responde por parte da produção de feijão, soja, milho, arroz, cevada e frutas de clima temperado e subtropical do estado.

 

 

“A região é grande produtora agrícola e tem potencial para crescer muito mais. Assim como o trabalho que é desenvolvido aqui no Núcleo Regional, o futuro Centro de Excelência em Irrigação dará uma contribuição inestimável para o agronegócio paulista e o desenvolvimento das cidades do sudoeste”, frisou Meirelles.

 

 

Participaram da visita também Vera Lúcia Paes de Barros, do Instituto Agronômico (IAC); Aline Fonseca, coordenadora do Senar-SP em Buri; Saimon Rosa, assessor da presidência da Faesp; e Nestor Oliveira, secretário de Agricultura de Itapeva.

 

 

O Núcleo Regional atua no desenvolvimento do agronegócio focado na diversidade agrícola devido às características agroecológicas e socioculturais da região. A vocação regional para a diversidade agropecuária faz com que as atividades priorizem o atendimento ao produtor rural de forma a incentivá-lo a ofertar produtos da alimentação básica. Atualmente, possui experimentos nas culturas do feijão (épocas das águas), milho verão, milho safrinha, soja, arroz, trigo, aveia e cevada, frutas de clima temperado e subtropical: pêssego, nectarina, ameixa, pêra, uva niagara, citrus (laranja e tangerina).

 

Fonte: FAESP / SENAR-SP

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.