segunda, 07 de outubro de 2024

Faesp analisa PIB, inflação e outros indicadores macroeconômicos

Publicado em 25 set 2024 - 20:36:47

           

Radar Macroeconômico” mostra os principais índices econômicos do país

 

Da redação

 

O Departamento Econômico da Faesp divulgou a edição de setembro do “Radar Macroeconômico”, que contém indicadores da atividade econômica, índices das bolsas de valores, câmbio, commodities, inflação, emprego, renda e demais índices de interesse da sociedade e dos produtores rurais.

 

 

No segundo trimestre de 2024, segundo dados do IBGE, o PIB alcançou R$ 2,9 trilhões, crescimento de 1,4% em relação ao trimestre anterior. Do lado da oferta, a indústria e os serviços cresceram 1,8% e 1%, respectivamente, enquanto a agropecuária recuou 2,3%. Essa redução se deve à baixa produção de culturas, como milho e soja, impactadas por condições climáticas adversas.

 

 

A taxa de inflação, medida pela variação do IPCA nos últimos 12 meses, foi de 4,24% em agosto, representando uma queda de 0,26 ponto percentual frente ao mês anterior. O IPCA de agosto teve a primeira deflação, de -0,02%, desde julho de 2023, de acordo com o IBGE. Tanto o grupo alimentação e bebidas como o grupo habitação contribuíram para a redução do IPCA.

 

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, passando para 10,75% em setembro. Essa decisão, de acordo com o Comitê, visa mitigar os riscos da alta inflacionária e assegurar a convergência da inflação em direção à meta estabelecida.

 

 

Para acessar o relatório completo, clique na imagem abaixo. O documento possui gráficos com evolução dos dados e análise dos temas observados. Para mais informações acesse o Painel de Dados da Faesp.

https://faespsenar.com.br/painel-de-indicadores/

 

 

Fonte: FAESP / SENAR-SP

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.