domingo, 21 de julho de 2024

Faesp promove I Fórum de Sustentabilidade com ciclo de palestras entre 10 e 12 de julho

Publicado em 03 jul 2024 - 11:46:44

           

Especialistas compartilham conhecimentos sobre legislação e conscientização em temas fundamentais, como incêndios, manejo de javalis e cadastro ambiental

 

Assessoria de Comunicação FAESP

 

 

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) promove, nos dias 10, 11 e 12 de julho, o I Fórum de Sustentabilidade. Trata-se de um ciclo de palestras com convidados da Polícia Ambiental, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), para tratar de temas como o manejo e controle de javalis e o nexo de causalidade na questão das queimadas de implantação. As palestras ocorrem na Faesp, a partir das 10h, com transmissão online aos sindicatos rurais paulistas.

Para falar sobre manejo e controle da espécie exótica javali, e dos javaporcos, sua espécie descendente, Thiago Soto, capitão da Polícia Ambiental, explica conceitos ambientais e legais, que implicam na diferença entre controle e crime ambiental. Saber reconhecer e distinguir as espécies nativas, similares às invasoras, ou compreender os limites entre os conceitos de manejo e de caça, são alguns dos tópicos explorados e esclarecidos pelo capitão Soto, no dia 10, às 10h.

Em tempos de estiagem, com um inverno mais quente e seco do que o normal, incêndios se propagam com facilidade. Controlar o fogo, entretanto, é das tarefas mais difíceis, especialmente no campo. É por isso que a Faesp, por meio do Departamento de Sustentabilidade, quer difundir as melhores práticas de prevenção, alertando os Sindicatos Rurais sobre a responsabilidades que incidem sobre o proprietário que descumpre as condutas preventivas com relação a incêndios.

O major Júlio César Araújo da Silva, chefe da divisão de Operação de Comando de Policiamento Ambiental, vai explicar sobre a revisão de alguns aspectos da fiscalização ambiental em caso de queimadas e incêndios, que vão ajudar na prevenção de incêndios e a evitar que produtores e proprietários rurais sejam responsabilizados por eventuais incidentes. A palestra do capitão Júlio César acontece na Faesp, dia 10, às 11h, com transmissão simultânea aos sindicatos rurais.

Antonio Luiz Lima de Queiroz, assistente executivo da Diretoria de Controle e Licenciamento da CETESB, será o palestrante do dia 11 de junho, às 10h. Ele fará uma apresentação sobre licenciamento ambiental, levando ao conhecimento dos produtores o que há de mais atual em termos de legislação, estreitando o entendimento entre o setor produtivo e o órgão licenciador.

A especialista em Meio Ambiente e bióloga Cris Murgel, que integra o Departamento de Sustentabilidade da Faesp, é a segunda palestrante do dia 11, às 11h. Atuando na área ambiental desde 1985, ela abordará o tema Compensação Ambiental.

O Programa Rotas Rurais, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é tema da palestra do dia 12 de julho, às 10h. O coordenador técnico do Programa Rotas Rurais, Vagner Azarias Martins, explica tudo sobre o sistema que converte coordenadas de latitude e longitude, fornecidas por satélite, em códigos curtos, como um CEP para o produtor rural. Um endereço digital individualizado da propriedade rural, permitindo o recebimento de serviços que antes não chegavam.

O coronel Alberto Sardilli, assessor da presidência da Faesp, encerra o Fórum Ambiental, com uma abordagem ampla sobre segurança nas propriedades rurais, às 11h. “Temos certeza de que este evento vai marcar o início de uma série muito frutífera, de compartilhamento das principais questões ambientais com sindicatos e produtores, cada vez mais interessados em conhecer técnicas de preservação ambiental. O produtor sabe o valor que a terra tem, não apenas pela capacidade produtiva, mas na preservação do ecossistema como um todo”, disse Tirso Meirelles, presidente da Faesp.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.